Desde a semana passada, mais de 4 mil pessoas se cadastraram para colaborar na operação de envio dos mantimentos aos municípios mais afetados pelas enchentes. Somente na quarta-feira (8), mais de 800 voluntários - alguns de outros estados - contribuíram para a força-tarefa coordenada pela Defesa Civil, com apoio das forças de segurança do Estado e do Exército, segundo informações do governo estadual.
A Cruz Vermelha nacional anunciou que irá juntar esforços à filial de Caxias de Sul e atender a todo o Estado por pelo menos três meses. A definição ocorreu em reunião do secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, com o coordenador nacional de gestão de risco e desastre da Cruz Vermelha, Djair Soares.
Segundo o governo do RS, com a necessidade de acelerar a chegada de recursos doados a vítimas das enchentes, o Comitê Gestor da campanha do pix realizou a primeira reunião na tarde desta quarta-feira (08). A distribuição de recursos deve focar, inicialmente, em municípios mais atingidos e que tiverem condições de retorno às atividades. O dinheiro será repassado a vítimas das enchentes, e não será destinado ao estado, a definição sobre a faixa de público que será beneficiada com a distribuição dos recursos doados pela população e qual o valor que cada um terá direito será discutida em reunião hoje. Conforme o dado mais recente, a cifra doada soma R$ 78,3 milhões na atual campanha do pix, iniciada no começo deste mês. CUFA, Rotary International e Lions Clubs International são entidades que fazem parte do comitê.