Com o objetivo de impulsionar o potencial turístico do estado, o governo de Rondônia lançou a 1ª Feira Estadual de Turismo – ExpoTurismo Rondônia. A cerimônia oficial aconteceu nesta terça-feira (21), no Pavilhão Empresarial Internacional, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, no Centro Tecnológico Vandeci Hack, em Ji-Paraná.
A ExpoTurismo Rondônia irá acontecer entre os dias 4 e 6 de julho, em Porto Velho, em uma iniciativa conjunta da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Secretaria de Estado do desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto Fecomércio de Pesquisas Desenvolvimento Educação e Tecnologia (IFPDET). A feira visa promover o turismo local, destacando a diversidade cultural, histórica e natural de Rondônia, além de fortalecer o setor por meio de capacitação e inovação.
POTENCIAL TURÍSTICO
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a feira vai proporcionar experiências únicas aos visitantes, exibindo a riqueza do estado. “A ExpoTurismo Rondônia é uma excelente oportunidade para promovermos o potencial turístico e atrairmos mais visitantes, fortalecendo a economia local e preservando as tradições”, salientou.
Segundo o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, a Expoturismo é a concretização de um trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do turismo nessa gestão. “Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo o que Rondônia tem de melhor a oferecer, movimentar todo o setor do turismo, tanto no comércio quanto na prestação de serviços”, enfatizou.
INVESTIMENTOS
A 1ª ExpoTurismo Rondônia recebeu um investimento de R$ 1.747.121,40 (um milhão, setecentos e quarenta e sete mil, cento e vinte um reais e quarenta centavos), proveniente do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider).
O secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento econômico regional. “A ExpoTurismo Rondônia surge em um momento crucial, onde o setor turístico precisa de inovação e investimento. Com este evento, buscamos não só promover nossos destinos, mas também criar um ambiente favorável para negócios e parcerias, que trarão benefícios a longo prazo para o estado”, declarou.
Durante o evento, também foi anunciado que o estado terá um circuito de pesca, executado por meio de um Termo de Fomento à Pesca.