O mutirão de vacinação antirrábica, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), na zona rural de Porto Velho, alcançou resultados extremamente positivos. Após 15 dias de atividades, 1.063 animais foram imunizados contra a raiva.
A força-tarefa levou a imunização de casa a casa para cães e gatos na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos, entre outras localidades daquela região. O esforço das equipes garantiu não apenas a proteção dos bichinhos, mas também a saúde dos tutores e familiares contra a raiva.
A vacinação animal itinerante é uma atividade rotineira da Semusa, que busca garantir a proteção animal à população que reside em regiões mais distantes. Para o gerente da DCZADS, Edson Cruz, “essa é uma forma de ampliar e fortalecer as ações de combate ao vírus da raiva”.
O gerente explica ainda que a atividade de vacinação itinerante ocorre também na zona urbana, principalmente em condomínios e para aqueles que possuem mais de dez animais no mesmo ambiente. “Para quem atende o critério do número de animais, a Semusa oferece o serviço de vacinação em domicílio mediante agendamento através do número (69) 98473-6712”.
Ações descentralizadas realizadas pelo DCZADS resultaram na vacinação de 3.066 cães e gatos de janeiro até abril de 2024. Em 2023, essas atividades, em conjunto com a campanha de vacinação antirrábica, proporcionaram a proteção de 42.394 animais. Esse ano, a campanha deve acontecer no mês de setembro em cerca de 100 pontos da cidade. Até lá, as equipes da Semusa continuam a executar as ações itinerantes.
ROTINA
A Semusa oferece o serviço de imunização em cães e gatos gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São dois pontos fixos da capital, sendo:
• Sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira.
• Trailer de vacinação no Parque Circuito, na avenida Lauro Sodré, n° 2983.