Antes do sol raiar, nesta quarta-feira (19), o Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho, da Prefeitura de Porto Velho, partiu de Calama com destino ao distrito de Nazaré. Foram dois dias de atendimentos voltados à melhoria da saúde da população ribeirinha, serviços executados por equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com apoio de residentes da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Em Calama, o Barco Saúde realizou quase 3 mil atendimentos com médicos especialistas em ortopedia, pediatria e ginecologia, além de clínico geral. As enfermeiras realizaram exames preventivos contra o câncer de colo de útero, testes rápidos para detecção das infecções sexualmente transmissíveis, puericultura, acolhimento e triagem dos pacientes.
Ainda foram realizados atendimentos odontológicos, escuta e roda de conversa com a equipe de psicologia, orientações e atividades com a fisioterapeuta, além de vacinação, tanto em Calama como nas comunidades próximas.
Davi Valente Miranda, 60 anos, procurou o serviço na unidade fluvial devido às recorrentes dores no corpo. Atendido pelo médico Valério Silveira, foi encaminhado para exames laboratoriais e recebeu medicação.
“Eu sempre fico sabendo quando o barco está aqui, mas nunca tinha precisado do serviço. Agora, dessa vez, vim buscar ajuda por causa das dores no meu corpo. Fui bem atendido, foi rápido e estou saindo satisfeito, com o remédio pra aliviar o problema”, conta o morador.
Calama registrou uma grande procura por serviços odontológicos como extração, obturação, sutura, acesso endodôntico e prescrição de medicamentos. Jackson de Souza foi o último paciente da cirurgiã dentista Karolayne Gomes. Segundo ele, a celeridade e facilidade em ser atendido é o que atrai os moradores.
“A população precisa desse serviço, já que o acesso não é tão fácil. Pra gente é bom, temos a certeza que seremos atendidos, que resolveremos nosso problema naquele dia”, pontua o paciente.
É a primeira vez que a cirurgiã dentista Karolayne Gomes integra a equipe de profissionais do Barco Saúde, uma missão que aceitou pela oportunidade de conhecer a região ribeirinha do baixo Madeira.
“Pra mim é muito gratificante estar aqui, atendendo a população que tanto necessita dos serviços voltados à saúde bucal, sinto que estou servindo ao próximo. Eu até me emociono, pois estar nessa missão é um aprendizado grande como profissional, como pessoa, como ser humano”.
CRONOGRAMA
O Barco Saúde permanece em Nazaré nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), oferecendo consultas de ginecologia, pediatria, ortopedia, clínica geral, além de atendimentos de enfermagem, psicologia e fisioterapia. Na sexta-feira (21) e sábado (22), a unidade seguirá para o distrito de São Carlos, onde continuará os atendimentos.