Cinco expositores rondonienses apresentam uma diversidade de produtos que capturam a essência do estado, na 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), um dos maiores e mais esperados eventos de artesanato da América Latina, que está acontecendo no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, entre os dias 3 e 14 de julho. A feira reúne mais de 5 mil expositores de todo o Brasil e outros países.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os artesãos são os guardiões das tradições e histórias que compõem a cultura do estado. “Cada peça exibida é mais do que um objeto, é uma expressão de identidade, criatividade e resiliência local. A presença de Rondônia na feira destaca a habilidade e inovação dos artesãos, fortalece a sustentabilidade e reafirma o empenho do governo em promover a economia criativa”, ressaltou.
A participação dos artesãos de Rondônia, no evento pode abrir possibilidades para novos mercados e parcerias comerciais. Entre os expositores, encontram-se artesãos renomados, como Tony Cinta Larga que trabalha com materiais encontrados em solo indígena, bem como, penas, madeira e cipó. “Sou da etnia Cinta Larga, de Pimenta Bueno. Entre todas as feiras nacionais que participei, a Fenearte está sendo a melhor experiência que estou vivendo, realmente é a maior vitrine nacional”, destacou o expositor.
Representando o estado de Rondônia, o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Junior Lopes evidenciou a relevância da participação no evento. “A feira é uma plataforma para os artesãos mostrarem seus trabalhos e se conectarem com novos mercados. Estamos orgulhosos de trazer a beleza e a cultura de Rondônia para esta vitrine nacional e internacional,” salientou.