Na manhã do último domingo (04), a Polícia Rodoviária Federal em Rondônia compareceu ao km 759, da BR 364, no município de Porto Velho (RO) e deu ordem de parada a um ônibus. Durante a inspeção, os policiais interceptaram uma carga de entorpecentes em um ônibus que fazia o itinerário Rio Branco (AC) X Goiânia (GO).
Na abordagem, a equipe procedeu à verificação das bagagens e encomendas, especialmente no que tange à correspondência entre as notas fiscais apresentadas e o conteúdo efetivamente transportado. Entre as cargas inspecionadas, encontravam-se caixas que estavam acompanhadas de uma declaração de conteúdo e responsabilidade, documento utilizado quando o remetente não possui nota fiscal ou não esclarece o conteúdo do que está sendo transportado.
Após uma análise minuciosa, a equipe verificou que o destinatário da encomenda possuía uma extensa ficha criminal. Além disso, antes mesmo de abrir, já era perceptível, por meio das frestas nas embalagens, que o conteúdo das caixas não correspondia ao declarado, apresentando semelhança com substâncias comumente apreendidas em operações de combate ao tráfico de drogas.
Ao abrir as caixas, foram encontrados 77 tabletes de substâncias análogas a drogas. No total, foram apreendidos 84 kg de entorpecentes, sendo 43,35 kg de cloridrato de cocaína, 39,8 kg de pasta base de cocaína e 1,10 kg de skunk.
A equipe realizou uma busca no interior do ônibus, porém, os responsáveis pela carga ilícita não estavam presentes. As substâncias apreendidas foram encaminhadas à Polícia Judiciária para os procedimentos legais cabíveis.