Sema constrói trilha com acessibilidade no Parque Natural
A inciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que trabalha, juntamente, com demais secretarias da Prefeitura de Porto Velho para promover a acessibilidade.
Foto: Sema/Reprodução Agora a população com deficiência física estará em maior contato com a fauna e flora através de uma trilha com acessibilidade que está em processo de construção no Parque Natural do Município, localizado na região Norte da cidade. Em todo o percurso haverá uma passarela de palafita (madeira) que permitirá uma experiência agradável com a natureza daqueles que tem dificuldades de locomoção.
A inciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que trabalha, juntamente, com demais secretarias da Prefeitura de Porto Velho para promover a acessibilidade. De acordo com Paulo Régis Aguiar, Diretor do Departamento de Proteção e Conservação do Parque Natural, a passarela tem dois metros de largura e uma extensão total de 700 metros abrangendo uma área de 1 mil 450 metros quadrados.
“O trabalho iniciou no final de maio e já temos quarenta metros prontos. Estamos confeccionando com madeiras apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e doadas à Prefeitura. Utilizamos uma trilha que já existia. Ela também dá acesso a outros dois percursos do Parque. Este espaço foi cuidadosamente projetado e está sendo executado dentro dos princípios de acessibilidade e sustentabilidade da Prefeitura. Desejamos que todos os visitantes tenham o contato com a biodiversidade do local”, afirma Paulo Régis Aguiar.
Ainda segundo Aguiar, não se tem uma data certa para a inauguração da trilha, mas espera-se que em cerca de dois meses o trabalho acabe. O Parque Natural está aberto à visitação, além de uma opção de lazer aos munícipes, tem a proposta de proporcionar a educação ambiental, a pesquisa científica e o turismo ecológico.