No último sábado (31), a Defesa Civil Municipal entregou seis mil litros de água potável, doados pela Hidrelétrica Jirau, que beneficiou 55 famílias da comunidade de Vila Marmelo na região conhecida como Ponta do Abunã.
Segundo o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Elias Ribeiro, a população da Vila Marmelo tem sofrido com a escassez de água potável, em virtude de poços que secaram. “As pessoas da comunidade estão pegando água no rio Marmelo, cujo volume baixou muito e fica bem distante, e este trabalho logístico de transporte de água do rio para casa está sendo feito por mulheres e crianças”, disse.
Ribeiro explicou que o quantitativo de famílias é resultado de um cadastramento feito na comunidade em 2023 realizado pela equipe operacional junto com a Gerência de Assistência Social. “A água que estamos entregando é potável, portanto para consumo”.
Ainda conforme o coordenador da Defesa Civil, diante da atual crise hídrica, essa é uma ação efetiva com o objetivo de sanar o problema da falta de água, não apenas nesta comunidade, mas em outras localizadas no baixo e médio Madeira, que serão atendidas nas próximas semanas.
“O cronograma entra em execução a partir da próxima segunda-feira, 9 de setembro, primeiro à margem direita e em seguida, à margem esquerda. Estamos trabalhando o mais rápido possível”, afirmou Ribeiro.