Com a predominância do clima seco e a presença de fumaça, Porto Velho vive um momento em que as condições para o surgimento de doenças respiratórias estão ainda mais propícias. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça que a vacina contra a gripe é essencial para prevenir complicações graves e reduzir o risco de internações causas pela influenza.
A Campanha de Vacinação Contra a Influenza para os grupos prioritários iniciou no início de setembro em toda a Região Norte e segue até o dia 26 de outubro. Em Porto Velho, o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas unidades de saúde, exceto na Vila Princesa, Santo Antônio e Areal da Floresta.
Para facilitar ainda mais para o público preconizado, o Porto Velho Shopping foi incluído como ponto de vacinação, estratégia executada em parceria com a Agevisa. A sala de vacina funcionada todos os dias das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 20h, no 2° piso, em frente à Livraria Kalunga.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Nesta primeira etapa, a campanha de vacinação é voltada para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que incluem:
- Pessoas com mais de 60 anos
- Crianças de 6 meses a 4 anos
- Gestantes e puérperas
- Pessoas com deficiência
- Pessoas com comorbidades
- Trabalhadores da saúde
- Professores e professoras
- Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas
- Forças Armadas
- Forças de Segurança e Salvamento
- Profissionais do Sistema de Privação de Liberdade
- Caminhoneiros e caminhoneiras
- Profissionais de transporte coletivo
- Profissionais portuários
- Adolescentes em medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
Importância da Vacinação
A vacina contra a gripe é uma medida eficaz para reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus da Influenza. Especialmente nesse período crítico de clima seco e fumaça, estar vacinado é fundamental para proteger a saúde e evitar o adoecimento.
A coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, destaca a importância de que todos os pertencentes aos grupos prioritários compareçam à unidade de saúde mais próxima para se protegerem contra o vírus da gripe.
“A vacina contra a Influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Portanto, esta é uma oportunidade para a população atualizar o cartão de vacinação, recebendo reforços contra a Covid-19 ou iniciando o esquema vacinal”, finaliza Elizeth.