Já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Técnica, para a comunidade de todo o Estado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) destinadas à comunidade. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (04), durante live do gerente de educação básica e profissional, Jair Coelho, transmitida na página do Instagram do SENAI, oportunidade em que esclareceu dúvidas dos participantes e interessados.
Coelho ressaltou que trata-se de uma oportunidade para se profissionalizar, via qualificação e se colocar no mercado de trabalho. Também explicou a metodologia e os requisitos para fazer a inscrição nos cursos ofertados e que contemplam diversas áreas, como mecânica, eletrotécnica, tecnologia da informação (TI), segurança no trabalho, logística entre outros e que são escolhidos para a comunidade conforme o perfil de demanda das indústrias rondonienses. Estão aptos a se inscrever, candidatos de 14 até 23 anos e 11 meses.
De acordo com o gerente de educação, para os cursos de qualificação básica, estão aptos à inscrição, alunos a partir de 14 anos e que estejam cursando, no mínimo, o 9º do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas quanto particulares. Esses cursos têm duração de seis meses. Já os de qualificação técnica, é necessário estar cursando o 2º ano do Ensino Médio, e eles podem se estender em até um ano e meio. “Em ambas as modalidades, os alunos são certificados pelo SENAI”, informou.
Coelho esclareceu demais dúvidas quanto ao funcionamento das aulas, as quais o SENAI oferece nas modalidades presencial e ensino à distância (EAD), que podem ser realizadas virtualmente. “Porém, em determinado momento do curso, os alunos necessitarão fazer aulas práticas previamente programadas. Para isso, disponibilizamos nossos laboratórios/oficinas nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena”, explicou.
As inscrições estão disponíveis até o dia 24 de novembro, podem ser feitas diretamente na página do SENAI, preenchendo os dados necessários. No portal também estão disponíveis os editais que devem ser observados na hora do preenchimento das vagas. O anúncio dos classificados estará disponível a partir do dia 26 de novembro e as matrículas se estendem até 13 de dezembro de 2024, com aulas previstas para iniciar em 27 de janeiro de 2025.
Para os demais públicos que não se enquadram no perfil do edital, o SENAI oferece diversos cursos que podem ser acessados no marketplace. Os interessados podem conferir as opções disponíveis no FUTURO.DIGITAL.