Fornecimento de água em Porto Velho é reforçado com nova adutora ligada ao reservatório da Estação de Tratamento de Água II
A adutora de 1.400 milímetros extrai água diretamente da barragem da hidrelétrica, garantindo maior segurança e eficiência no abastecimento da capital.
Um novo sistema de captação de água foi instalado pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na Estrada de Santo Antônio, em Porto Velho. Trata-se de uma adutora de 1.400 milímetros que extrai água diretamente da barragem da hidrelétrica, garantindo maior segurança e eficiência no abastecimento da Capital.
A obra, contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve suas atividades retomadas em 2019, por intermédio de articulação do governo de Rondônia junto ao governo federal, visando a conclusão de projetos da União. A Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) foi o órgão responsável pela retomada das obras.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a instalação da nova adutora é uma conquista para a população rondoniense e demonstra o empenho do governo em garantir o acesso à água potável para todos.
EFICIÊNCIA E REDUÇÃO DE CUSTOS
O diretor técnico e operacional da Caerd, Lauro Fernandes, destacou acerca da ação. “Com a instalação da adutora, o sistema terá capacidade de tratar mais de mil litros por segundo e com isso vamos eliminar os problemas causados pelo antigo sistema de flutuantes no Rio Madeira. Vamos otimizar o processo de captação de água, reduzir custos operacionais e garantir um abastecimento mais eficiente para a população de Porto Velho. Além disso, a adutora nos permitirá expandir os serviços de abastecimento para novas áreas da cidade”, explicou.
O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, ressaltou a relevância da instalação: “é um momento especial para todos nós e representa um avanço para o abastecimento de água às famílias de Porto Velho. Os trabalhos de conclusão da nova adutora, vão assegurar o fornecimento de água sem manobras aos clientes da Capital.”