Pela primeira vez na história a posse do prefeito, da vice-prefeita e dos vereadores de Porto Velho foi realizada em um espaço aberto ao público e com a presença maciça da população da capital, que lotou as dependências da histórica praça Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para prestigiar a solenidade na tarde desta quarta-feira (1º), conduzida pela Câmara Municipal.
Léo Moraes foi empossado como o 53° prefeito de Porto Velho, tendo Magna dos Anjos como vice-prefeita. Também tomaram posse os 23 novos vereadores. O agora ex-prefeito Hildon Chaves, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz, o presidente do TRE, Daniel Lagos, entre outras autoridades, prestigiaram o momento histórico.
A sessão foi aberta sob a condução da antiga mesa diretora da Câmara Municipal, comandada pelo vereador Márcio Pacele. Em seguida, foram empossados os 23 novos vereadores de Porto Velho.
Os vereadores empossados são Dr Gilber (PL), Dr Junior Queiroz (Republicanos), Dr Macário (União), Adalto de Bandeirantes (Republicanos), Adriano Gomes (PRTB), Dr Breno Mendes Fiscal do Povo (Avante), Dr Santana (PRD), Edimilson Dourado (União), Ellis Regina do Sindeprof (União), Everaldo Fogaça (PSD), Fernando Silva (Republicanos), Gedeão do Edvilson Negreiros (PSDB), Jeovane Ibiza (Agir), Marcos Combate (Agir), Márcio Pacele (Republicanos), Nilton Souza (PSDB), Pastor Bruno Luciano (PL), Pastor Evanildo (PRTB), Pedro Geovar (PP), Sofia Andrade (PL), Thiago Tezzari (PSDB), Wanoel Martins (PSD) e Zé Paroca (Avante).
Logo após a posse, foi realizada a eleição para a escolha da mesa diretora da Câmara, sendo eleito como presidente o vereador Gedeão Negreiros, o 1°vice-presidente Edmilson Dourado, o 2° vice-presidente Fernando Silva, o 3° vice-presidente Dr. Santana, o 1° secretário é o vereador Marcos Combate, a 2ª secretária Ellis Regina e o 3° secretário Wanoel Martins.
“Agradeço à minha família e ao apoio e confiança dos colegas vereadores. Meu compromisso é com uma Casa independente, justa e com isonomia, sempre buscando ouvir, respeitar e representar os anseios da população. Que juntos possamos construir uma Câmara forte, unida e comprometida com a população”, disse Gedeão.
POSSE DO PREFEITO
Definida a mesa diretora, foi iniciada a solenidade de posse de Léo Moraes como o 53° prefeito empossado de Porto Velho. Ele foi conduzido até a mesa, onde assinou o termo de posse e leu o juramento, ao lado da vice-prefeita Magna dos Anjos. Após declarar empossados Léo Moraes e Magna dos Anjos, como prefeito e vice-prefeita de Porto Velho, respectivamente, o presidente Gedeão Negreiros encerrou os trabalhos.
O ex-prefeito Hildon parabenizou o novo prefeito e disse que “a democracia é o melhor sistema de Governo e a alternância de poder é fundamental para uma democracia saudável. Muito sucesso ao novo prefeito Léo Moraes, que faça um trabalho de excelência”.
A vice-prefeita Magna dos Anjos fez um discurso emocionado, manifestando gratidão. “Quando a gente olha toda essa cena, a gente volta no tempo e ver que tudo valeu a pena. Eu gostaria de agradecer a Deus, pois foi a boa mão de Deus quem conduziu tudo, como sempre, por sua bondade. Agradeço a minha família, aos amigos e apoiadores. Vamos zelar por nossa cidade e por nossos distritos. As pessoas não vão nos encontrar nos gabinetes, mas sim nas ruas e nas localidades, trabalhando pela nossa gente”.
Em seguida, Hildon Chaves passou a faixa de prefeito para o agora prefeito Léo Moraes, momento que simboliza a passagem do comando dos destinos do município.
“É um evento marcante e histórico que vivenciamos aqui. Em respeito aos pioneiros, aos arigós, a partir de amanhã, dia 2, acaba a cobrança de ingresso para o museu aqui da EFMM. Morador não vai mais pagar para conhecer a nossa história. Precisamos vestir a camisa de Porto Velho, enaltecer a nossa origem. Não podemos deixar ninguém desprezar a nossa terra”, disse o prefeito Léo Moraes.
Segundo o prefeito, “terão de mim muita transpiração, pois trabalho desde sempre durmo tarde e acordo cedo. Não temos compromisso com o erro, vamos sempre buscar melhorar e não perseguiremos ninguém”. Ele destacou ainda que “temos o compromisso com o diálogo sempre. Sou o prefeito que vou respeitar os poderes e instituições, para que a gente consiga fazer mais por nosso povo. Temos um plano de ação de 100 dias, para trabalhar ininterruptamente. O futuro é promissor e o nosso trabalho já começou”.
POVO PRESENTE
Milhares de pessoas se dirigiram até a praça da Madeira-Mamoré para prestigiar a solenidade de posse. Eriberto Hilário da Luz é servidor municipal da Educação e fez questão de prestigiar a posse do prefeito Léo Moraes. “Estou me sentindo muito feliz, trabalho há 37 anos na Educação e sei como essa área precisa de apoio. Desde pequeno conheço o Léo, conheci o pai dele, o Paulo Moraes e confio no trabalho dele. Todo servidor da educação trabalha com dedicação e acredito que o Léo reconhecerá esse trabalho, pois cobrarei esse reconhecimento sempre”, disse.
A diarista Maria Auxiliadora de Souza, veio da vizinha cidade de Candeias do Jamari prestigiar a posse. “Eu vim de Candeias, pois sou ligada a Porto Velho e quero ver o novo prefeito, pois espero que as coisas melhorem ainda mais, pois beneficia a todos”, relatou.
Eliane da Silva Chaves é empresária, professora e mãe atípica. Ela disse que conhece o trabalho de Léo Moraes desde quando ele era deputado estadual. "A minha expectativa é de coisas boas, principalmente para a educação e a saúde. Que ele cuide bem das UPAs, que foram abandonadas, que cuide das crianças autistas e da cidade. Estou na esperança de que vamos reerguer essa cidade”.
Raimunda Pereira Lins é moradora do distrito de Vista Alegre do Abunã, e também manifestou sua expectativa. "A Ponta do Abunã tem a expectativa de melhoria e de mudança. Com toda certeza, foi para isso que nós apoiamos o nosso novo prefeito”.