O maior festival colaborativo de criatividade do planeta, o World Creativity Day 2025, será realizado em Porto Velho entre os dias 21 e 23 de abril. A iniciativa chega à capital rondoniense com uma ampla programação gratuita, composta por oficinas, exposições, rodas de conversa, experiências imersivas e palestras voltadas a diferentes faixas etárias. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da Resolução 71/284, o evento busca fomentar soluções criativas e inovadoras para promover o desenvolvimento sustentável.
A abertura oficial acontece no dia 21 de abril, às 10h, no Porto Velho Shopping. As atividades se estendem até o dia 23 e estarão distribuídas em cinco pontos estratégicos da cidade: SebraeLab Rondônia, Faculdade Unisapiens, Senac, Sesc e Porto Velho Shopping. Ao todo, serão mais de 100 ações com temáticas que abrangem arte, comunicação, games, design, tecnologia, cultura digital e programação voltada ao público infantojuvenil.
Este ano, as capitais da Amazônia Ocidental — Porto Velho, Manaus e Rio Branco — participam do festival como um bloco regional, reforçando a criatividade como motor de desenvolvimento econômico e social. A organização do evento na região Norte é coordenada pelo Instituto Valendo Economia Criativa da Amazônia. À frente da embaixada regional está Beto Contartesi, que destaca o protagonismo criativo da capital de Rondônia.
“A cidade possui um expressivo potencial criativo, e estamos entusiasmados com essa possibilidade de explorar este potencial. A cultura amazônica é viva, diversa e profundamente criativa. Fortalecer a economia criativa na região é garantir autonomia, desenvolvimento com identidade e futuro para os povos da Amazônia, além de apresentar esse potencial ao mundo”, afirma Contartesi.
Com apoio de instituições como Sebrae Rondônia, Fecomércio, Logic Pro, Senac e Sapiens, o festival consolida-se como uma alternativa viável de desenvolvimento regional por meio da economia criativa.
Economia Criativa: uma alternativa para o desenvolvimento da Amazônia
Para o embaixador da região, Beto Contartesi, o World Creativity Day representa uma oportunidade estratégica para valorizar e ampliar o impacto da economia criativa na Amazônia. “Reconhecer a importância dessa nova matriz econômica e criar pontes para seu avanço é o que o WCD nos proporcionará neste ano de 2025. Começamos a escrever essa história agora”, ressalta.
A criatividade como política pública
Criado em 2017, o World Creativity Day é uma ação global chancelada pela ONU que promove o papel transformador da criatividade e da inovação na sociedade. Desde então, o festival já mobilizou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Só nesta edição, 67 municípios brasileiros estarão conectados em uma grande celebração coletiva de inovação, cultura e educação.
Vai perder?
?? Porto Velho
??? Dias 21, 22 e 23 de abril
?? +100 atividades em 5 pontos da cidade
?? Parte da maior celebração global da criatividade
?? Confira a programação completa e inscreva-se: worldcreativityday.com/brazil/porto-velho/home
ou acesse: valendo.org.br