Cujubinzinho: pescadores acusam balsa de prejudicar a produção
O problema se arrasta há bastante tempo. Moradores se uniram em um abaixo-assinado, convocado pela associação de pescadores, na tentativa de buscar uma solução.
A comunidade de Cujubinzinho, na região do Baixo Madeira, em Porto Velho, enfrenta um grave problema que afeta a principal fonte de renda de seus moradores: a pesca. Pescadores e habitantes locais se uniram para denunciar que a operação de uma balsa da empresa Bertolini, que transporta soja, está prejudicando a atividade pesqueira e gerando prejuízos.
A denúncia partiu dos pescadores e agricultores familiares da região. Segundo um deles a poita (âncora) da balsa tem danificado ferramentas de trabalho essenciais, como as malhadeiras e as canoas.
"Além dos danos materiais, a situação tem colocado em risco a segurança dos pescadores e tornado a pesca uma atividade inviável", afirma um morador que preferiu não se identificar.
O problema, segundo a comunidade, já se arrasta há bastante tempo. Moradores se uniram em um abaixo-assinado, convocado pela associação de pescadores, na tentativa de buscar uma solução.
"Apesar de diversas tentativas de acordo com a empresa, nenhuma negociação teve sucesso até o momento. A outra empresa que também atua na região conversou com a gente, entendeu nossa situação, foi até a associação de pescadores, eles atuaram em parceria com os moradores", explica oi útero morador da região que também prefere o anonimato.
Até o momento nenhum representante da empresa se manifestou sobre o assunto. A comunidade de Cujubinzinho clama por atenção das autoridades públicas para que um entendimento seja alcançado e a atividade pesqueira, essencial para a sobrevivência das famílias, possa ser retomada em segurança.