Diversos pontos de rodovias pelo país amanheceram paralisados devido a um protesto de caminhoneiros, segundo a Policia Rodoviária Federal (PRF) estados como BA, CE, ES, GO, MG, MS, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP e TO foram atingidos.
O ato foi convocado pelo Comando Nacional do Transporte, os caminhoneiros que participam da paralisação se declaram autônomos e portanto livres de sindicatos. A pauta de reivindicações é diversas dentre os pontos há o aumento do valor do frete, reclamações pela alta dos impostos e dos preços dos combustíveis, além de o movimento ter declarado ser contra o governo Dilma Rousseff.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL), a Confederação Nacional dos Transportes Autônomos e a A União Nacional dos Caminhoneiros declararam ser contrários as manifestações pois não se trata de um movimento que tem por interesse os direitos da categoria, a CNTTL ainda afirmou que o movimento de paralisação diz respeito a um ato politico.
Protesto na BR 318 em São Bento do Sul - SC (Foto: Cinthia Raasch/RBS TV)
Governo
O Ministro da Comunicação Social Edinho Silva, afirmou em entrevista coletiva que o objetivo da paralisação é apenas para desgastar o governo politicamente. "No nosso entender, essa greve é uma greve pontual, que atinge pontualmente algumas regiões do país. E infelizmente é uma greve que tem se caracterizado como uma aspiração única de desgaste político do governo", afirmou.
A entrevista foi concedida a jornalistas logo após a reunião semanal entre a Presidente Dilma e outros ministros. Segundo a Edinho a paralisação não estava na pauta da reunião e portando não foi discutida.
O ministro ainda criticou as reivindicações dos caminhoneiros, e ressaltou que o ato é apenas uma manobra de desgaste politico “Uma greve, geralmente, vem com questões econômicas, sociais e, geralmente, é propositiva. Mesmo quando se trata de questões políticas, a greve é propositiva. Eu nunca vi uma greve onde o único objetivo dela é gerar desgaste para o governo. Eu penso que, evidentemente, é uma greve que não busca melhorias para a categoria, busca unicamente o desgaste do governo”, acrescentou Edinho.