De acordo com estudo realizado pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), inspirado no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano da ONU), Ariquemes vem se destacando ao longo dos anos em pesquisas que apontam o município em primeira colocação entre os 52 municípios de Rondônia e a 3ª das 10 melhores da região Norte. Há uma diferença nessa pesquisa, pois o estudo é feito a partir da realidade de cada município, necessitando de uma análise mais profunda.
A Firjan acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Conforme o Sistema Firjan, a metodologia do IFDM possibilita determinar com precisão a melhora ocorrida em determinado município decorrente da adoção de políticas específicas. “Este é um resultado do trabalho em conjunto de toda a administração e sociedade civil, que caminha em apenas 38 anos de emancipação do município, para o desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade”, expôs Lorival Amorim, prefeito de Ariquemes.
Com base nos dados gerais, baseados em Emprego & Renda, Educação e Saúde, na classificação do IFDM, Ariquemes ficou na categoria de desenvolvimento Moderado.
Em 2015, o Sistema Firjan já havia divulgado o ranking com base em dados do ano de 2012, onde Ariquemes se encontrava na segunda colocação. Nesta ocasião a cidade de Cacoal encontrava-se em primeiro lugar e Chupinguaia em terceiro.
Os números apontam crescimento considerável se relacionados ainda com os dados divulgados pela instituição, que apontam Ariquemes em terceiro lugar no ranking em uma Edição de 2014, que possui como base o ano de 2011.