A Policia Federal (PF) encontrou dois corpos nesta sexta-feira, 11, dentro de um acampamento de garimpo de diamantes, que fica na região da Reserva Roosevelt, em Espigão D’Oeste, interior do estado.
Dentro da reserva já foram registrados vários conflitos envolvendo garimpeiros, madeireiros e indígenas. Segundo a polícia, ainda não há confirmação se as mortes desta sexta-feira estão relacionadas ao garimpo ou a extração de madeira dentro da reserva. Agentes permanecem na reserva acompanhando o caso. Segundo a PF, ainda não se sabe quem são as vítimas e nem o motivo das mortes.
Na última terça-feira, 08, a PF realizou a Operação Crátons, com objetivo de desarticular um grupo suspeito de extração ilegal de diamantes na região da reserva.
Foram emitidos 11 mandados de prisão nos municípios de Cacoal e Espigão do Oeste, porém até o momento apenas nove foram cumpridos. Sendo que duas pessoas estão foragidas. Dos presos, seis são lideranças indígenas. Os indígenas estão em prisão domiciliar e os outros envolvidos estão presos em Cacoal.