Prefeitura convoca beneficiários do Programa Bolsa Família para fazer o Acompanhamento na Saúde
O Acompanhamento é uma condicionalidade para manter-se beneficiário, ou seja, não fazendo o acompanhamento, o benefício do programa Bolsa Família será bloqueado
As secretarias municipais de Assistência Social e Saúde de Porto Velho estão convocando os beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não realizaram o Acompanhamento da Saúde a comparecerem na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência até o 30 de junho. O Acompanhamento é uma condicionalidade para manter-se beneficiário, ou seja, não fazendo o acompanhamento, o benefício do programa Bolsa Família será bloqueado.
As condicionalidades são exigências que devem ser cumpridas pela família, na área de educação e saúde, para que possa permanecer recebendo o benefício. A condicionalidade de Acompanhamento na Saúde, inclui: 1) Pesar e medir – crianças até 7 anos de idade, gestantes e mulheres até 45 anos; 2) Vacinação – para crianças que estejam com Cartão de Vacina atrasado; 3) Realização de exame preventivo nas mulheres de 25 a 64 anos de idade; 4) Todos devem estar com o Cartão Bolsa Família.
A coordenadora do programa Bolsa Família, Élen Sampaio, informou que a exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário– MDSA, é que 55% do montante dos beneficiados estejam quites com o Acompanhamento na Saúde.