O técnico Rogério Micale convocou nesta quarta-feira a seleção brasileira olímpica que buscará a medalha de ouro nos Jogos Rio-2016. O goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, e os atacantes Neymar, do Barcelona, e Douglas Costa, do Bayern de Munique, são os jogadores acima de 23 anos.
Fernando Prass, goleiro do Palmeiras, é um dos jogadores acima de 23 anos convocados para defender a seleção olímpica na Rio-2016 'Perfil de liderança' de Prass chamou atenção de Micale, da seleção olímpica.
Neymar não está garantido como capitão na seleção brasileira de Tite
- O Neymar hoje é uma liderança técnica, é de uma qualidade indiscutível. Acho que qualquer treinador de qualquer seleção do mundo gostaria de contar com um jogador desse perfil. Mas dentro da seleção tentamos agregar outros perfis de liderança. Não podemos colocar toda essa carga em apenas um atleta. Sei do desejo que ele tem de ganhar essa medalha como todos nós e vai significar muito para essa equipe. Vai conduzir os mais jovens, assim como o Prass e Douglas Costa - disse Micale.
O zagueiro Luan, do Vasco, é o único jogador de um time do Rio de Janeiro chamado para a lista. Treinador da seleção brasileira, Tite acompanhou a convocação no auditório.
- A partir do momento que eu assumi a seleção olímpica, a autonomia para convocar os nomes se tornou minha. Conversamos hoje com o Tite e nosso trato foi em relação àquilo que pretendemos realizar como trabalho agregado, fazer um trabalho juntos na seleção principal e de base. Quero contar demais com o Tite junto ao meu trabalho, é o atual campeão brasileiro, tem muito a agregar. Me sinto satisfeito e realizado de contar com a ajuda do Tite - disse Micale.
Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base da seleção, disse acreditar que todos os jogadores serão liberados. Micale tem até o dia 14 de julho para acrescentar quatro jogadores suplentes à lista.
- Após a conversa com os atletas temos convicção de que eles estarão presentes, já iniciando a preparação no dia 18, tranquilamente - disse Damiani.
A seleção olímpica se apresenta em 18 de julho, na Granja Comary, em Teresópolis. No dia 27 a delegação viaja para Goiânia, onde disputará um amistoso contra o Japão no dia 30.
O Brasil estreia nos Jogos Olímpicos contra a África do Sul, em 4 de agosto, em Brasília. No dia 7, a seleção enfrenta o Iraque, também em Brasília, encerrando a participação na primeira fase contra a Dinamarca, dia 10, em Salvador.