Foto: Nilson Nascimento/Secom RO/Reprodução
Uma ponte de concreto com 121 metros de extensão sobre o rio Jaru, na RO-133, em Jaru, está em fase de finalização e vai facilitar a interligação dos municípios de Machadinho do Oeste, Vale do Anari e Theobroma até as cidades de Jaru e Ouro Preto do Oeste, beneficiando diretamente cerca de 130 mil habitantes. A ponte foi construída pelo Governo de Rondônia para dar suporte ao homem do campo, em especial ao escoamento da produção leiteira na região, um dos pilares da economia desses municípios.
Nesta fase, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) está executando o aterro das cabeceiras da ponte, para poder liberar o trânsito no local. O aterro foi iniciado pelo lado do município de Theobroma. Os trabalhos são executados pela Residência do DER em Jaru.
O residente do DER local, Paulo Barros, afirmou que serão utilizadas cerca de 1.110 caçambas de terra no aterro das duas cabeceiras. Disse também que os trabalhos numa das cabeceiras está com 50% de conclusão.
Para o diretor do DER, Ezequiel Neiva, a ponte sobre o rio Jaru foi construída num ponto estratégico da região, entre o município de Theobroma e o distrito de Bom Jesus (Jaru). Frisou que o trabalho realizado pelo DER representa economia ao Governo, vez que são utilizados máquinas, equipamentos e servidores próprios. “Além da Residência de Jaru, trabalham no local servidores da Regional de Ouro Preto e da usina de asfalto em Jaru”, pontou o diretor.
PONTES DE CONCRETO
Ezequiel disse que o Governo de Rondônia tem investido na construção de pontes de concreto em locais estratégicos para o escoamento da produção, eliminando pontes velhas de madeira que não suportam o transporte agropecuário. Lembrou que foi construída uma ponte de concreto com 145 metros na RO-391, em Chupinguaia, e outra na RO-205 sobre o rio Machadinho, em Machadinho; e que outras grandes plataformas de concreto serão lançadas ainda neste ano pelo governador Confúcio Moura, sendo uma na BR-421, saída de Ariquemes para Campo Novo; e a outra na RO-135, na saída de Ji-Paraná para o distrito de Nova Londrina.