Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon) receberam na última sexta-feira (1) o adiantamento do abono natalino de 2016. De acordo com a presidente do Instituto, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, o benefício será estendido também aos servidores ativos. Os servidores dos demais órgãos estaduais terão a meta do décimo a antecipada no próximo dia 15.
Ao todo, são R$ 12.744 milhões destinados ao pagamento de inativos e pensionistas do Executivo e autarquias, e mais R$ 380 mil para os servidores ativos.
“O Instituto tem em sua folha sete mil beneficiários, boa parte deles vivendo na capital e no interior, o que se conclui que boa parte dos recursos do adiantamento do abono natalino vai ficar no próprio estado, favorecendo a economia”, ponderou a presidente Maria Rejane.
Ela completou que a antecipação de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas tem sido rotina no Iperon, um compromisso da gestão do Instituto e do governo estadual. “Enquanto em muitos outros estados os gestores têm encontrado uma série de dificuldades para efetuar o pagamento no período legal, Rondônia tem o privilégio de fazer a antecipação, aliviando as despesas de final de ano em pelo menos 50% com relação ao pagamento de pessoal”, concluiu Maria Rejane.