A partir da próxima quinta-feira (7), a prefeitura de Porto Velho realizará reuniões nos bairros para discutir com a população as deliberações feitas durante a audiência pública sobre a contratação definitiva de empresa ou consórcio para operar o transporte coletivo na capital – atualmente o serviço é prestado por meio de contrato emergencial. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran).
Conforme o titular da Semtran, Antônio Jorge dos Santos, durante a audiência, na última quinta-feira (30) no Teatro Banzeiros, foi elaborada uma pauta de deliberações para que seja discutida com os moradores das Zonas Sul, Norte e Leste. “São assuntos discutidos na audiência que agora vamos debater nos bairros”, disse, informando que a minuta do contrato definitivo foi apresentada ao público na audiência para que cada cláusula fosse amplamente analisada e discutida.
Entre as exigências feitas pela prefeitura para a concessão, está a disponibilização de, no mínimo, 180 ônibus e frota com idade máxima de seis anos de fabricação. O Município também exige que 40% dos veículos tenham menos de três anos e meio de fabricação, 20% com ar-condicionado, 80% com elevador para acessibilidade de cadeirantes e dois ônibus articulados, dentre outros itens.
“Essas audiências são de vital importância para que possamos ter em mente quais as necessidades da população e procurar atendê-las conforme determina a legislação”, declarou o secretário de Transportes. Antônio Jorge também pede que a comunidade compareça e participe das discussões.
Calendário de audiências nos bairros
7 de julho (quinta-feira), às 19h, na Paróquia São José Operário – Avenida Campos Sales, 4777, bairro Conceição, Zona Sul
14 de julho (quinta-feira), às 19h, na Paróquia São Tiago – Rua José Amador dos Reis, 2810, bairro JK, Zona Leste
21 de julho (quinta-feira), às 19h, no Colégio Tiradentes – Avenida Migrantes com Rio Madeira, Zona Norte
Cronograma geral de trabalho da Semtran
25 de julho – publicação do edital de licitação no Diário Oficial do Município
12 de setembro a 10 de outubro – recebimento das propostas técnicas a serem apresentadas pelas empresas interessadas em participar do certame
21 de outubro – previsão de homologação da proposta vencedora
30 de outubro – chamamento para assinatura do contrato
11 de novembro – assinatura do contrato
11 de março de 2017 – início dos trabalhos da nova empresa ou consórcio