12/07/2016
Sessão de aposentadoria de Ivanira Borges homenageia a trajetória da desembargadora
O relator do processo administrativo que tratava da aposentadoria de Ivana Borges, desembargador Rowilson Teixeira, destacou em seu voto o legado da desembargadora, que foi a primeira juíza do Poder Judiciário de Rondônia e a primeira desembargadora a ascender ao TJ.
"Valeu muito a pena ter vivido o que vivi", disse Ivanira Feitosa Borges em seu discurso de despedida na sessão dessa segunda-feira, dia 11 de julho, quando foi votado o processo administrativo que tratava de sua aposentadoria como magistrada.

O relator do processo, desembargador Rowilson Teixeira, destacou em seu voto o legado da desembargadora, que foi a primeira juíza do Poder Judiciário de Rondônia e a primeira desembargadora a ascender ao Tribunal de Justiça.

Os demais desembargadores acompanharam o voto favorável com algumas manisfestações de carinho e admiração pela trajetória de 32 anos da desembargadora, como fez o decano, desembargador Eurico Montenegro. Walter Waltenberg mencionou o apreço da magistrada pela constituição e a preocupação pelo destino das pessoas. Isaias Fonseca destacou a contribuição dela para a construção da Justiça com maior sensibilidade. Valdeci Castelar afirmou a conduta exemplar que sempre o inspirou. Já o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hiram Marques, chamou atenção para lição de integridade, firmeza e dedicação que a tornam referência de lucidez e tenacidade.

Membros da mesa diretora também se manifestaram na solenidade conduzida pelo desembargador Sansão Saldanha. "O dia de hoje é o recomeço da proeza de mulher, de juíza, de mãe e de esposa realizadas: novos percursos, outras provocações, várias conquistas para poder vivenciar a vida como ela é, agora menos rigorosa, mas peculiar à caminhada da humanidade", disse o presidente do TJRO.

Andrey Cavalcante, presidente da OAB, elogiou sua atuação que, segundo ele, "teve o condão de amenizar perturbações sociais e colaborou com a valorização da jurisdição.”.

O procurador-geral do Ministério Público, Airton Marin, lembrou de dificuldades partilhadas e a incansável busca da desembargadora pelo bem comum e por honrar a sociedade com Justiça.

Representando os magistrados do Estado, o juiz Francisco Borges, presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, e a juíza Duília Sgrott, passearam pelo histórico e atitudes admiráveis da homenageada.

Ficou a cargo do presidente da 1ª Câmara Criminal, desembargador Valter de Oliveira, saudação de despedida, oportunidade em que fez balanço dos feitos da desembargadora. Para o colega de câmara, Ivanira Borges é "a pioneira dos destemidos pioneiros", referindo-se ao grupo dos primeiros juízes. "Receba este título pelo seu ato de coragem", acrescentou ao lembrar de sua chegada em Rondônia, em 1977; para contribuir como advogada do Incra, para a abertura do Estado.

Homenagens

A segunda parte da sessão foi voltada para as homenagens. Um vídeo com a trajetória da desembargadora foi apresentado. Dados biográficos, depoimentos de colegas, servidores e familiares, além de fotos de momentos inesquecíveis da vida da desembargadora compuseram o roteiro.

Outra homenagem foi em forma de catálogo, também contendo o histórico, carreira e legado de Ivanira Borges. Uma placa, entregue à desembargadora agradeceu aos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário de Rondônia. Servidores de seu gabinete e os netos Gustavo, Guilherme e Valentina, também entregaram placas com palavras de carinho e agradecimento.

Ao final, a apresentação do coral Vozes do Madeira fechou a solenidade. Espanhola, de Flávio Venturini e Guarabyra, e La Vie En Rose, de Edith Piaf, canções da preferência da desembargadora, emocionaram a homenageada.

Legado

Inspirada em versos como o de Cora Coralina, Ivanira Feitosa Borges refletiu sobre o momento marcante em que encerra a carreira e segue a vida "Daqui pra frente, apenas o que couber no bolso e no coração", citou.

A desembargadora destaca as experiências vividas ao longo desses anos, momentos e pessoas inesquecíveis que, segundo ela, deixaram marcas importantes. "Minha passagem pelo Judiciário tenho certeza não foi em vão. Teve um sentido e deixo um legado para as gerações futuras", declarou.

Demonstrou o desejo de registrar esse legado em livro, não deixando de destacar os atores principais dessa trajetória de vida: os pais, o marido Benedito Borges, os filhos Marcelo, Márcio e Polyana, as noras Patrícia e Kamila, o genro Bruno e os netos Gustavo, Guilherme, Valentina e Miguel Henrique, que está a caminho. Também agradeceu a presença da irmã, Ivonete, que há 15 anos veio para a cerimônia de posse de Ivanira como desembargadora.

Para encerrar, esclareceu que a aposentadoria é motivo de alegria para ela, um "momento almejado", que recebe com imensa satisfação, pois terá novas tarefas e desafios a encarar. "Vou continuar minha viagem", finalizou.




 

 



Fonte: TJ/RO
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法