Novo capitulo na novela do transporte púbico da capital pode ser o último. Foto: News Rondônia
Duas novas empresas foram escolhidas para operar no transporte público de Porto Velho, as escolhidas desta vez são as empresas Ideal Transportes, de Porto Velho, e Amazon Tour, do Amapá. Os contratos devem ser assinados nesta terça-feira, 10, na sede da prefeitura municipal.
Segundo Adelio Barafaldi, um dos empresários que fará parte do tramite, cada uma das empresa entrará com 50% da frota total que será disponibilizada, a frota contará com dois ônibus articulados cuja capacidade será para 160 pessoas com ar condicionado, sete micro-ônibus que também contarão com ar condicionados, contudo esses serão destinados a rotas de curta distância, 10 ônibus executivos com ar condicionados este aturá em rotas de curta distância, por fim mais 159 ônibus convencionais, dando números finais a frota de 180 veículos.
Vale lembrar que a prefeitura já havia assinado um contrato emergencial com a empresa Ocimar Transportes de São Paulo que não cumpriu o prazo estabelecido em contrato e agora sofrerá as sanções cabíveis.
O contrato emergencial das empresas Ideal e Amazon Tour será valido até o fim do processo de licitação que trará empresas definitivas para operar no setor de transportes do município.
Umas das preocupações de sindicatos e trabalhadores, que realizaram diversas greves, é a mão de obra que ainda segundo Adelio será aproveitada pelas novas empresas o que deixará de ter um impacto grande no que diz respeito a desemprego. Para o Sindicato da classe a situação não está "esclarecida o suficiente" e isso gera instabilidade nos trabalhadores.
De acordo com Carlos Gutemberg, secretário municipal de transportes e trânsito, uma terceira empresa estava com propostas para participar do contrato emergencial, contudo ela não atendia os requisitos da prefeitura.