O Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Gutemberg, anunciou nesta semana que as ações realizadas pela Semtran e parceiros reduziram significativamente as mortes em acidentes de Trânsito da capital. E que o índice de Porto Velho, com as ações de outros municípios tem impulsionado Rondônia no ranking que mede os estados mais violentos no trânsito. “É uma conquista de um trabalho que vem sendo feito, com muitas blitz educativas, a sinalização em pontos onde havia registros alarmantes de acidentes, a dedicação dos agentes ao trabalho de proteção do cidadão, a redução da velocidade, palestras nas escolas e o apoio na fiscalização realizado pela Polícia Militar e parceiros foram importantes para a redução dos acidentes. Estes dados já foram apontados uma vez no jornal Folha de São Paulo e agora eles voltaram a noticiar. O Estado, inclusive, diz que a redução de acidentes vem também dos trabalhos da Lei Seca”, explica Carlos Gutemberg.
As principais causas de mortes no trânsito são a negligencia e o dirigir embriagado. Neste caso, de acordo com a legislação brasileira, dirigir embriagado é crime, podendo acarretar detenção de seis meses a três anos.
Caso o condutor se envolva em acidente com vítima fatal, a penalidade pode ser aumentada para até quatro anos. Além disso, também é considerada uma infração gravíssima, punida com multa no valor de R$ 957,70, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo.