Sede da ALE-RO. Foto: J.C Potter
O presidente da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Ezequiel Júnior (PSDC) recebeu do deputado Jesuíno Boabaid (PMN), documentos sobre as compensações realizadas pelas usinas do Madeira em Porto Velho e Cacoal, para que sejam checadas e fiscalizadas.
Ao entregar a documentação Boabaid afirmou que deseja o caso tratado com seriedade, pois as compensações não tiveram o devido cuidado fiscalizatório por parte da Assembleia em gestões passadas. “Vamos tentar evitar a criação de uma CPI, mas se for necessário, entraremos com o pedido que já conta com seis assinaturas, faltando apenas duas”.
O deputado Hermínio Coelho (PDT) lembrou ao colega parlamentar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), fez a fiscalização sobre as compensações e deve ter relatórios sobre o caso e que podem agilizar o trabalho.
O presidente Ezequiel disse que dará especial atenção até porque Machadinho do Oeste passará por este processo, pois está previsto para 2017 o leilão para construção da Usina de Tabajara. “Lá iremos cuidar de cada centavo das compensações”.
Ezequiel frisou que vai cuidar para que as compensações sejam direcionadas para a construção de um novo hospital, para atender a demanda que irá crescer muito. “Não queremos somente a estrutura. Queremos equipado e com gente contratada para trabalhar”. Além disso, será cobrada obras de infraestrutura, segurança e educação, não somente para Machadinho, mas para toda a região.
Jesuíno lembrou que a Santo Antônio Energia (SAE) está fazendo mídia mentirosa, pois a energia não ficará exclusiva para Rondônia e Acre como estão afirmando. “As turbinas já estão instaladas e a energia vai para o Linhão, não tem este negócio de que vai gerar impostos aqui não”.