Mais uma vez o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) encontra-se abaixo do ideal, e tem recebido poucos doadores nas ultimas semanas. A equipe técnica da fundação faz apelo para que a população compareça regularmente ao local para doar sangue e colaborar com o hemocentro.
“Precisamos lembrar que o sangue não é um bem comercializável, dependemos da doação do próximo para realizar uma transfusão sanguínea”, disse Maria Luíza, assistente social da Fhemeron.
O policial civil, Fernando Serra, cresceu acompanhando seu pai doar sangue no hemocentro, e há 13 anos vem seguindo o exemplo. “Meu pai atingiu a idade limite para doar, e eu resolvi continuar o gesto de ajudar o próximo”, contou Fernando.
A equipe da fundação ressaltou que empresas e instituições interessadas em fazer parceria com o hemocentro podem ligar no 0800 642 5744 ou no 3216-2234. A Fhemeron se disponibiliza a ir até o local solicitado para explicar a importância e o procedimento da doação. Além disso, oferece transporte e, dependendo da quantidade de doadores, pode até abrir em um horário diferenciado.
Para colaborar com o estoque de sangue, basta procurar o hemocentro de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h; e nos sábados das 8h às 12h, na avenida Jorge Texeira, 3766, em Porto Velho.
Os pré-requisitos são: estar saudável, ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h, evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12h. Doadores de 18 a 69 anos devem pesar no mínimo 50 quilos e levar um documento de identificação com foto. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados dos pais ou do responsável legal.