Sem Pimenta de Rondônia, candidatos participam hoje do último debate antes do 1º turno das eleições
O debate começa às 22h30, após a novela das 21h. A ausência de Pimenta de Rondônia vem sendo bastante criticada pela mídia que questiona o lado plural e democrático da Rede Amazônica.
Seis, dos sete candidatos a prefeito de Porto Velho, participam hoje do debate da Rede Amazônica, o último debate antes da realização do primeiro turno das eleições municipais de 2016. Participam do debate Dr Hildon Chaves (PSDB), Dr. Mauro Nazif (PSB), Dr. Ribamar Araújo (PR), Léo Moraes (PTB), Roberto Sobrinho (PT) e Williames Pimentel (PMDB).
O debate começa às 22h30, após a novela das 21h transmitida pelo canal.
O debate será mediado pelo jornalista André Luiz Azevedo, que trabalha há mais de 30 anos na Rede Globo e foi correspondente da emissora em Portugal, além de ser um dos principais repórteres da Editoria Rio.
São considerados aptos para participarem do debate os candidatos filiados a partido político com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados e que tenham requerido o registro de candidatura na Justiça Eleitoral, dada essa regra o candidato Pimenta de Rondônia (PSOL) está excluído do debate desta noite. A emissora vem sendo bastante criticada pela exclusão do candidato, a mídia vem questionando o lado plural e democrático da Rede Amazônica.
Formato do debate
O debate terá quatro blocos e as perguntas feitas de candidato para candidato. O mediador apenas conduzirá o debate de acordo com as regras estabelecidas.
1º bloco: perguntas com tema determinado
2º bloco: perguntas com tema livre
3º bloco: perguntas com tema determinado
4º bloco: perguntas com tema livre + considerações finais
Confira as regras
Se algum convidado não comparecer o seu lugar permanecerá vazio. Na vez em que, pelo sorteio, faria pergunta, seu lugar aparecerá com mais destaque e o apresentador lembrará que ele não compareceu.
Em todos os blocos cada candidato terá direito a fazer uma pergunta. No primeiro bloco, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos devem ter respondido os questionamentos uma vez. No segundo, terceiro e quarto bloco cada candidato poderá responder no máximo duas perguntas.
No bloco com perguntas determinadas o mediador sorteará um dos 20 temas que estarão em uma urna. O candidato sorteado anteriormente quem responderá a questão que terá tempo limite de 30 segundos para ser feita.
O candidato tem 1 minuto e 30 segundos para responder. Quem tiver questionado terá um minuto para a réplica, enquanto o que respondeu 45 segundos para a tréplica.
Nos blocos de tema livre o candidato sorteado escolhe a quem vai perguntar. No último bloco, cada candidato terá 2 minutos para as considerações finais.
Em todos os blocos os tempo das perguntas, respostas, réplicas e tréplicas serão os mesmos.
O debate que é transmitido pelo canal 4 na capital também será transmitido pelo portal de noticias da emissora, o G1 RO.