O Ibope fez 6 simulações de segundo turno. Neste cenário o atual prefeito da capital, Dr. Mauro, só venceria o candidato Roberto Sobrinho. Confira:
- Léo: 52%
- Dr. Mauro: 32%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabem/não opinaram: 3%
- Léo: 51%
- Pimentel: 31%
- Branco/nulo: 14%
- Não sabem/não opinaram: 4%
- Léo: 57%
- Roberto Sobrinho: 27%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabem/não opinaram: 4%
- Pimentel: 43%
- Dr. Mauro: 35%
- Branco/nulo: 17%
-Não sabem/não opinaram: 5%
- Dr. Mauro: 37%
- Roberto Sobrinho: 36%
- Branco/nulo: 24%
-Não sabem/não opinaram: 3%
- Pimentel: 45%
- Sobrinho: 31%
- Branco/nulo: 18%
-Não sabem/não opinaram: 6%
Nesta pesquisa chama a atenção Dr. Hildon, que nos últimos dois debates subiu o tom contra seus concorrentes, mas que não conseguiu refletir em votos. Já Roberto Sobrinho, mesmo com tudo o que pesa contra ele, consegue ainda angariar muitos votos, tanto que tem sua passagem para o segundo turno ainda como esperança. O atual prefeito, que no debate da globo tentou ser mais agressivo, surpreendentemente não liderou nenhuma das pesquisas até agora, sempre aparecendo em posições abaixo de seus concorrente.
Pimentel que sofreu no debate da SIC nas palavras do tucano Hildon, também tenta carimbar o passaporte para o segundo turno, porém ainda há uma certa barreira que o impede, sua margem de votação dada as últimas pesquisas não consegue sair dos 14%, o que pode ser um problema caso esse número não suba quando as urnas estiverem sendo apuradas. Ribamar e Pimenta de Rondônia, não postulam nenhuma posição a mais, o Republicano não deve alcançar uma votação expressiva a exemplo do esquerdista que representa o PSOL na capital.
Léo é o único que até aqui vem surpreendendo, levando em conta as pesquisas o candidato conseguiu "comer pelas beiradas" até que se consolidou na primeira posição. Mesmo que a pesquisa tenha falhado, como vem acontecendo nos últimos anos, Léo deve ter uma votação expressiva, mas se será suficiente para levá-lo ao segundo turno, isso apenas as urnas poderão dizer amanhã após o fim da votação.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica. O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) sob o protocolo RO-02478/2016.