Dois candidatos a prefeito de Rondônia foram eleitos com 100% dos votos no último domingo (2). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cerejeiras (RO) e Theobroma (RO) tinham apenas dois registros de candidaturas cada, porém em ambos os municípios um dos candidatos estão indeferidos com base na Lei da Ficha Limpa. Com o indeferimento da coligação partidária, os votos válidos foram todos para o adversário político.
Theobroma
Segundo o TSE, Claudio Santos (PMDB) teve mais de 3,4 mil votos no domingo em Theobroma, o candidato seria eleito, mas como a candidatura dele tem indeferimento os votos foram anulados até que se tenha uma decição final a respeito. Com a impugnação de Claudio, o segundo colocado, Antonio Neto (PTB), foi eleito com 2.850 votos e ficou com 100% dos votos válidos.
Cerejeira
Outro candidato a prefeito que obteve 100% dos votos válidos é Cerejeiras. O atual prefeito, Airton Gomes (PP), disputava o cargo contra Kleber Calixto (PMDB). Na eleição de domingo, Airton teve 6.421 votos e Kleber 3.500. Por causa do indeferimento do adversário, Airton apareceu com 100% dos votos válidos.
De acordo com o TSE, ainda não existe dados estatísticos de quantas cidades do país também têm a situação indefinida em razão de candidaturas indeferidas que obtiveram sucesso nas urnas.
