Os interessados em participar do 6º Prêmio MP-RO de Jornalismo devem ficar atento para o encerramento do período de inscrições no dia 30 de outubro. O edital do concurso e os formulários para inscrição estão disponíveis na página oficial do MP/RO na internet no endereço www.mpro.mp.br.
A cerimônia para entrega dos prêmios aos vencedores do concurso está marcada para o dia 25 de novembro, às 17 horas no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho. O vencedor do Grande Prêmio MP/RO de Jornalismo, trabalho com a maior nota entre todas as categorias, recebe um prêmio de R$ 10 mil, além de troféu e certificado. A premiação por categoria será de R$ 3,5 mil, além de troféu e certificado.
Podem concorrer ao prêmio matérias publicadas ou veiculadas em jornais, revistas, sites noticiosos, rádios e TVs no período de 1º de novembro de 2015 até o último dia da inscrição (30 de outubro de 2016). Cada profissional poderá inscrever no máximo três trabalhos.
Para se inscrever, o jornalista deve seguir rigorosamente o que está previsto em edital e entregar os trabalhos no protocolo, no edifício-sede do Ministério Público do Estado de Rondônia, em Porto Velho, ou enviar pelos Correios. O candidato deve preencher um formulário eletrônico na página do prêmio no portal www.mpro.mp.br, que serve apenas para controle interno de inscrição, e deve também imprimir as fichas de inscrição, resumo descritivo (para rádio e TV) e de autorização de co-autoria (quando o trabalho é feito por mais de um jornalista).
O 6º Prêmio MP/RO de Jornalismo premiará matérias jornalísticas nas categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line, Telejornalismo e Radiojornalismo, cujas pautas estejam relacionadas ao tema “O Ministério Público do Estado de Rondônia a serviço da sociedade”, centradas em suas diversas áreas de atuação: infância, meio ambiente, combate às organizações criminosas, educação, entre outras.
O Prêmio MPRO de Jornalismo foi criado em 2011 com o objetivo de estimular, divulgar e prestigiar os trabalhos jornalísticos que englobam ações que envolvam as competências e atribuições constitucionais do Ministério Público do Estado de Rondônia. A iniciativa já premiou dezenas de jornalistas e veículos de comunicação do Estado de Rondônia em suas cinco edições, a exemplo da TV Rondônia, Rondoniavivo, Rondoniagora, Rádio Caiari, TV Allamanda, Grupo SGC (Diário da Amazônia, Rede TV, Rádio Globo e Portal SGC), site Espigão News, Rádio Onda Sul de Vilhena e G1 Rondônia. Os vencedores do Prêmio MP-RO integram a lista dos jornalistas mais premiados do site “Os jornalistas mais premiados do país”.