A parceria entre os governos estadual, Federal e municipal oportunizou 800 famílias a adquirir a casa própria em Ji-Paraná, por meio de sorteio. Ao todo foram 983 inscritos nos programas Minha Casa Minha Vida (federal) e Morada Nova (estadual). Todas as moradias são de interesse social e contam com dois quartos, sala e cozinha conjugadas, banheiro e área de serviço. O imóvel é servido de energia solar e elétrica, redes de água e de esgoto em ruas asfaltadas.
A Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), responsável pelo setor habitacional do governo estadual, foi representada pela adjunta Marionete Sana, que destacou a função social do poder público estadual ao promover parcerias para a construção de habitações populares. “No que se refere a moradias, o governo estadual vem atuando tanto na zona urbana quanto na rural, entregando habitações”, pontuou.
Alzira Roza da Cosa, 75 anos, vive com o filho no bairro Habitar Brasil e nunca conseguiu comprar uma casa. “A aposentadoria é pequena e o dinheiro não dá para assumir as despesas. É um sonho que realizo agora”, disse ela ao posar para a foto.
O prefeito Jesualdo agradeceu ao Governo de Rondônia pelo compromisso com Ji-Paraná, ressaltando que “esta parceria vai nos ajudar a acabar com a falta de moradia. Esse governo é o que mais construiu casas populares”.
A solenidade oficial contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais.
Neste sábado,19, o sorteio prosseguirá no Gerivaldão, a partir das 8h, quando serão contemplados mais 1.456 pessoas com apartamentos de interesse social.
O combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e zika vírus, foi um dos apelos do vice-governador, Daniel Pereira, aos 800 contemplados com casas populares sorteadas
Daniel Pereira lembrou que vários países sofrem com catástrofes, como furacões, tornados e outros eventos da natureza. Mas, no Brasil, se deve erradicar o mosquito, o maior desafio no momento.