O fundo do mar é um lugar muito misterioso e o homem até tem muito por descobrir. Como ainda não conseguimos ter todos os meios para explorá-lo, é bem possível que existam milhares de espécies que cientistas ainda não tenham descoberto.
Mas a investigação nunca para e, recentemente, uma equipe de cientistas financiada pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), organização dos EUA, fez uma expedição nas profundezas do mar de Porto Rico e Ilhas Virgens, conseguindo fotos lindas de animais que sequer estão nos livros de biologia.
“É incrível que a gente nunca tenha lá estado antes, explorando as verdadeiras profundezas”, contou Andrea Quattrini, o cientista que liderou a expedição, em entrevista à Quartz. E deixou um dado importante: 95% dos oceanos continua por explorar.
Foram 6 mil metros de profundidade com imagens capturadas por um veículo operado remotamente e transmitindo informações a pesquisadores do mundo todo. Foram cerca de 10 mergulhos e mais de 100 espécies novas descobertas que mostraram o quão incrível pode ser a natureza.
Todas as imagens © Divulgação/NOAA Okeanos Explorer Program
Veja o vídeo da expedição (em inglês):