Foto: Jefferson Carvalho Potter
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por meio da Comissão Permanente de Processo Seletivo de Discente (CPPSD), divulgou o edital de abertura do Processo Seletivo 2016, que tem por objetivo selecionar candidatos para os cursos de graduação presenciais da UNIR, para ingresso em 2016. Ao todo, são disponibilizadas 2.665 vagas distribuídas em mais de 30 cursos, nos oito campi da Instituição.
Os interessados em estudar na UNIR deverão realizar as inscrições para o Processo Seletivo no período de 5 a 11 de janeiro de 2016, exclusivamente via internet, por meio de formulário eletrônico.
Para realizar a inscrição o candidato deve ter concluído ou estar regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio, com previsão de conclusão no ano letivo de 2015 além de ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio de 2015 (ENEM 2015), sem o qual não será possível a inscrição no Processo Seletivo.
Sobre as vagas
Em cumprimento à Lei Federal 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas, sendo reservadas para os alunos que concluíram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino.
Das referidas vagas, 50%, no mínimo, são reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior à 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) e para as cotas de Pretos, Pardos e Indígenas de acordo com o Censo Demográfico do IBGE – 2010. Para saber mais informações sobre cotas, acesse o edital aqui.
Sobre a nota
A nota da prova do ENEM 2015 será considerada a nota única do Processo Seletivo Discente/UNIR 2016 (Vestibular). A nota final classificatória será a resultante da média aritmética das notas obtidas nas cinco áreas das provas do ENEM 2015 e convertida para a escala de 1 a 100 pontos. A nota da prova do ENEM 2015 terá resultado de caráter classificatório e eliminatório. O candidato que obtiver uma nota igual a zero em uma das áreas de conhecimento do ENEM 2015, será desclassificado do Processo Seletivo Discente/UNIR 2016.