O sétimo filme da saga de Guerra nas Estrelas, Star Wars: O despertar da Força, estabeleceu um recorde de maior bilheteria num fim de semana de estreia, faturando 238 milhões de dólares na América do Norte. Mundialmente, o novo Star Wars faturou mais de meio bilhão de dólares.
O Despertar da Força superou o recorde anterior, que pertencia ao filme Jurassic World: O mundo dos dinossauros, em mais de 19 milhões de dólares, afirmou neste domingo (20/12) a empresa Rentrak, especializada em rastrear bilheterias. A mais recente película da saga já havia quebrado o recorde de maior bilheteria num dia de estreia.
Mundialmente, Star Wars: O despertar da Força arrecadou em torno de 517 milhões de dólares, segundo estimativas feitas pela produtora do filme, a Walt Disney. Nas vendas mundiais de ingressos, no entanto, o filme não superou o Jurassic World: O mundo dos dinossauros, que conseguiu faturar 524.900 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana de exibição.
O blockbuster de ficção científica, porém, ainda tem um longo caminho até o top de vendas de bilheteria de todos os tempos. O filme Avatar, dirigido por James Cameron, arrecadou 2.780 bilhões de dólares. Já Titanic, outro filme de Cameron, segue na segunda posição com 2.180 bilhões de dólares.
Dirigido por J. J. Abrams, Star Wars: O despertar da Força une personagens antigos a novos protagonistas contra um vilão mascarado – que não chega a ser um Darth Vader – que obedece aos planos da Primeira Ordem, organização criada a partir do antigo Império para impedir a criação de uma nova República. O roteiro, protegido como um segredo de Estado pelos estúdios Disney, é fiel ao espírito da trilogia original da saga, lançado entre 1977 e 1983.