O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou um treinamento para todos os servidores da área de veículos na semana do dia 31 de outubro a 5 de novembro, com a finalidade de apresentar o novo sistema do modelo de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAN), o “Detranet”. Na ocasião cada Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) enviou representantes para receber as informações.
O “Detranet” impulsionará para a desburocratização, vai unificar todos os links de sistema de veículos, irá facilitar o trabalho dos servidores, das vistoriadoras, emplacadoras, despachantes e concessionárias. O principal objetivo do novo sistema é facilitar a prestação de serviços a sociedade com atendimento via internet, sem a necessidade do deslocamento às Ciretrans.
De acordo o Diretor Técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito, Acássio Figueira o “Detranet” faz parte do projeto de modernização da Autarquia. E essa inovação tecnológica é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado de Rondônia – Detran-RO com o Governo do Rio Grande do Norte que disponibilizou gratuitamente o sistema “Detranet”. Nesse enlace já observamos resultados com a emissão da habilitação mais rápida do Brasil.
Segundo Sydney Eduardo, Coordenador de Habilitação, o “Detranet” é um dos sistemas de veículos e habilitação mais moderno do Brasil. “Um processo que demoraria 15 minutos de atendimento, vai diminuir para dois”, explica o coordenador, ressaltando as facilidades que a população terá via web.
Considera-se também como uma medida socioambiental, vez que serão usados os recursos de download e upload de documentos visando a economicidade de insumos.
Segundo servidores esse sistema é um grande avanço, com elogios comentam que estão ansiosos e empolgados.
Para o Diretor Geral do Detran-RO, Dr. José de Albuquerque Cavalcante esses avanços tecnológicos vêm de um desejo do Governador Confúcio Moura para um Detran mais moderno, menos burocrático, com servidores qualificados, objetivando um melhor atendimento aos usuários do Estado de Rondônia. “O projeto de modernização está balizado pelo princípio de economicidade, eficiência e transparência”, explica o Diretor Geral.