Multa moral vai conscientizar motoristas sobre infrações no trânsito por meio do monitoramento da sociedade
O objetivo do projeto “Multa Moral” não é punir os infratores, mas sensibilizar os condutores que estão infringindo as leis vigentes, por meio do monitoramento da sociedade civil.
O Governo do Estado de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou evento de lançamento da campanha educativa “Multa Moral”, na manhã da última sexta-feira (18) no auditório do Sesc, em Porto Velho. A ação de conscientização consiste na distribuição de blocos que chamam a atenção daqueles que estacionam indevidamente nas vagas especiais, voltadas para idosos e deficientes físicos.
O objetivo do projeto “Multa Moral” não é punir os infratores, mas sensibilizar os condutores que estão infringindo as leis vigentes, por meio do monitoramento da sociedade civil, chamando a atenção de todos para a importância da acessibilidade e inclusão social. A intenção é convidar a população para se tornar um “agente educador”.
Segundo o Diretor Geral do Detran-RO, Dr. José Albuquerque Cavalcante a “Multa Moral” é um instrumento para a mudança de atitudes. “Nós do Detran nos preocupamos em trabalhar incessantemente para que o trânsito seja um ambiente de paz. Essa campanha destaca o respeito ao próximo, para que efetivamente todos possam ser incluídos no meio social”, afirma o Diretor.
Compareceram ao evento representantes da Federação dos deficientes do Estado de Rondônia, da Associação dos deficientes visuais, além da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), representante do Porto Velho Shopping e demais entidades de classe da capital.