Em virtude da notícia do fechamento de aproximadamente 400 agências bancárias pelo Banco do Brasil, os Procons de todo o país notificarão o Banco para que esclareça quais medidas serão tomadas para evitar que o consumidor sofra qualquer tipo de prejuízo.
De acordo com Rui Costa, Coordenador Estadual do Procon de Rondônia, “o banco deverá informar quantas agências serão fechadas nos estado/municípios, quais canais de atendimento serão colocados à disposição do consumidor, bem como quais medidas serão tomadas para minimizar eventuais filas e demora do atendimento, queixa freqüente de muitos consumidores”.
Além disso, os Procons solicitarão ao Banco do Brasil a apresentação de um plano de comunicação para garantir a informação prévia e plena para os clientes sobre as mudanças a serem realizadas com o fechamento das agências.
Em nota, a assessoria de comunicação do Banco do Brasil informou que irá informar ao Procon sobre todas as medidas anunciadas e que todos os clientes do banco serão informados sobre as mudanças anunciadas no último domingo (20).
Reestruturação
Na lista do processo de reestruturação, o Banco do Brasil anunciou que as agências de Corumbiara e Cabixi, ambas no Cone Sul, serão descontinuadas. Nestas cidades os locais se tornarão apenas pontos de atendimento ao consumidor.
A assessoria do BB informou ainda que as contas dos clientes das agências encerradas serão transferidas para agências próximas, de forma automática, sem que os clientes necessitem realizar qualquer procedimento adicional.
Eles poderão manter os cartões e senhas para transações, mesmo que haja alteração no número da conta. Caso o cliente não fique satisfeito com a nova agência, ele poderá escolher a agência que achar melhor conveniência.
O coordenador orienta ainda que eventuais reclamações deverão ser feitas nas seguintes gerencias do Procon Rondônia, localizado nos municípios de Porto velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim, Ou ainda via e-mail diretoria@procon.ro.gov.br e nos telefones 69-32161026/1016 ou 151.