Biblioteca disponibiliza cerca de 5 mil novos livros para comunidade
As novidades já estão disponíveis para empréstimo da comunidade. Segundo dados da biblioteca cerca de 5 mil livros que foram emprestados estão perdidos.
Clássicos como 1808, 1822, 1889, assim como títulos da história regional, livros técnicos e ainda obras de Machado de Assis, Jose de Alencar, Jorge Amado, entre outras referências da literatura, fazem parte dos novos livros adquiridos pela Biblioteca Municipal Francisco Meirelles em uma compra recente de mais de 5 mil unidades, avaliada em R$60 mil reais. As novidades já estão disponíveis para empréstimo da comunidade.
Os novos exemplares passaram pelo processo técnico da informação, onde foram classificados, catalogados, etiquetados e carimbados para serem arquivados nas estantes conforme a Classificação Decimal Dewey (CDD), utilizada pela Francisco Meirelles para recuperação e organização de forma eficaz, facilitando e agilizando o acesso ao livro. Para a bibliotecária do município, trata-se de uma conquista. " Fazia algum tempo que não disponibilizávamos livros novos adquiridos pela própria biblioteca e existe uma necessidade de atualização do acervo. Os nossos livros são bastante velhos, a renovação é até um meio de atrair os usuários para conhecerem e fazerem o empréstimo", disse Laiane Rodrigues.
A escolha dos títulos, segundo o diretor Adson Muniz, baseou-se na demanda. Hoje como muitos utilizam o espaço para a preparação de concursos públicos, esta foi uma das preocupações na hora da atualização do acervo. "A cerca de doze anos a Biblioteca não recebia uma compra motivada pelo poder público municipal e foi uma resposta ao anseio da comunidade e do usuário essa renovação principalmente na área de concursos. Nós adquirimos muitos livros ligados a essa área de direitoadministrativo e direito constitucional e ainda a uma demanda que também era grande, de livros regionais que falam da história da Amazônia, da nossa própria história, da nossa cultura", comentou ao agradecer a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pelo recurso disponibilizado. "Foi uma avanço muito grande essa compra e a gente agradece essa sensibilidade da secretária e do prefeito com o nosso importante espaço de cultura e de informação", comentou o diretor.
Vale lembrar que o empréstimo é permitido somente a usuários cadastrados junto a biblioteca. Para se cadastrar, basta apresentar um documento pessoal com foto e um comprovante de residência. No primeiro empréstimo, o requerente pode levar um livro pelo prazo de 7 dias, podendo ser renovável por mais 7. Já no segundo, ele pode levar até dois livros, também pelo mesmo prazo. Laiane reforça que é extremamente importante fazer a devolução dentro do prazo. A estimativa é de que em torno de 5 mil livros estejam perdidos. "A devolução é importante para que todos tenham o mesmo acesso", concluiu a bibliotecária.