Semagric vai cadastrar produtores para conhecer perfil agropecuário
No cadastro serão relacionadas todas as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores, como plantio de hortas e criação de animais, entre outros. Além do cadastro, técnicos da Semagric farão visitas às propriedades rurais e emitirão laudos sobre tudo o que estiver sendo produzido.
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) se reuniram na tarde desta quarta-feira (18), com produtores rurais das comunidades Maravilha, Niterói, São Domingos e Transpurus, às margens esquerda do Rio Madeira, para explicar como será o atendimento ao homem do campo. Segundo eles, a determinação do prefeito dr Hildon Chaves é para atender o produtor rural da melhor forma possível e, com isso, fortalecer o setor produtivo.
Luiz Tamborim, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Rural, Piscicultura e Aquicultura, disse que inicialmente será feito um cadastro de todos os produtores. Nesse cadastro também serão relacionadas todas as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores, como plantio de hortas e criação de animais, entre outros. “Precisamos saber o que vocês produzem para darmos o apoio necessário”, explicou.
Para evitar que os agricultores se desloquem até a sede da Semagric, as fichas cadastrais serão entregues nas associações para que cada um preencha seus dados pessoais e relacione os tipos de atividades que exercem. Lembrou, no entanto, que a prefeitura trabalha com a agricultura familiar e de acordo com o zoneamento ecológico e agrícola.
Além do cadastro, técnicos da Semagric farão visitas às propriedades rurais e emitirão laudos sobre tudo o que estiver sendo produzido. O laudo também vai apontar a viabilidade técnica do proprietário do lote para exercer outras atividades agrícolas. “É com base nesses dados que a Semagric vai elaborar as políticas públicas para atender vocês”, afirmou.
ESTRADAS
Responsável pelo setor que atende as estradas rurais, Agnaldo Mendes explicou que o planejamento estratégico elaborado pela atual gestão vai atuar com três frentes de trabalho (residências), sendo uma em Extrema, a segunda em Abunã e a terceira na região de Jacy-Paraná. Outras três equipes vão atender os agricultores da BR-364, da Br-319 e o entorno de Porto Velho.
Além de Tamborim e Mendes, os produtores ainda ouviram as explicações de Manoel Izídio, responsável pela implantação de agroindústrias, Ronaldo Martins, do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial e Maria de Lurdes Silva, gerente da Divisão de Mecanização agrícola.
EXPECTATIVAS
Arnaldo Mendes de Brito, proprietário do sítio onde aconteceu a reunião, informou que sustenta a família com a plantação de macaxeira e o cultivo de verduras e hortaliças, mas este ano, com o incentivo do poder público, pretende trabalhar com criação de peixes.
Na avaliação de Brito, a reunião com os técnicos da Semagric foi de grande importância. “Pelo que eu entendi, a prefeitura estará mais ativa e vamos ter mais recursos”, disse em tom de empolgação. Ele ainda solicitou melhorias na estrada (Ramal Maravilha) para facilitar o escoamento da produção e o transporte escolar, que atualmente é feito por voadeira e causa sérios riscos para os alunos.