Chuva deixa capital em estado de alerta devido as inundações em diversos pontos da cidade
Um carro da Polícia Militar acabou ficando ilhado na região da rua da Beira, no sentido do viaduto da Jatuarana.Ainda no ano passado o Sipam divulgou que a Zona de Convergência do Atlântico Sul causaria chuvas acima da média em Rondônia.
Não precisou de muito, bastou pouco mais de uma hora de chuva para que a cidade entrasse em estado de alerta. A chuva do fim da tarde desta quinta-feira (26) alagou diversos pontos da cidade de Porto Velho.
A rua da Beira, no sentido do viaduto da Jatuarana ficou completamente inundada, mesmo assim motoristas se arriscaram na passagem.
Um carro da Polícia Militar (PM) acabou ficando ilhado na mesma região por preferir não arrisca e acabar dando ré.
Vídeos das inundações desta quinta também foram parar nas redes sociais, onde moradores da capital mostravam a situação de estarem completamente ilhados.
Chuva acima da média
Ainda no ano passado o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zacs) causaria chuvas acima da média em todo estado de Rondônia nos meses de novembro e dezembro de 2016, além de janeiro deste ano.
De acordo com o Sipam, a Zacs é um sistema típico de verão e é caracterizado pela nebulosidade que se prolonga da Amazônia até o oceano Atlântico Sul e com isso transporta umidade. A junção das Zacs e do fenômeno La Niña causará o aumento de chuvas, já que o fenômeno por is só tem intensidade fraca.
Cuidados
Uma campanha da EletrobrasDistribuição Rondônia mostra algumas dicas de como a pessoa pode se proteger de temporais dentro e fora de casa.
Em casa:
- Não use chuveiro ou torneira elétrica;
- Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, entre outras;
- Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos;
- Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone celular. Desligar das tomadas os aparelhos eletrônicos tais como televisão, som, computadores. Desligar os fios de antena dos aparelhos:
- Permanecer dentro de sua casa até a tempestade terminar.
Fora de casa:
- Quando estiver chovendo, não solte pipas ou fique próximo de antenas e cabos de ligação elétrica.
- Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica; Permaneça dentro de seu veículo caso o mesmo tenha teto de estrutura metálica;
- Afastar-se dos seguintes locais: com tratores e outras máquinas agrícolas; motocicletas, bicicletas e carroças;
- Campos abertos, pastos, campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
- Manter distância de fios caídos na rua, pois os fios podem estar energizados e causar acidentes envolvendo choque elétrico. Ao notar os fios soltos, avise o mais rápido possível a Eletrobras Distribuição Rondônia pelo 0800 647-0120.
Todos os vídeos utilizados nessa matéria foram gravados por Bianca Figueiredo, moradora da Zona Sul de Porto Velho.