Prefeitura lança campanha para garantir direitos das crianças
A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família em parceria com a Seas, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violência aos direitos das crianças e adolescentes especialmente nesse período de carnaval.
Em evento que aconteceu na tarde do último domingo (19), no Espaço alternativo, a prefeitura de Porto Velho lançou a campanha “Não Desvie o Olhar! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violência aos direitos das crianças e adolescentes especialmente nesse período de carnaval.
O chefe de gabinete do prefeito Hildon Chaves (PSDB), Breno Mendes, que representou o gestor municipal durante o evento, destacou a importância de todos abraçarem a campanha e se tornarem multiplicadores. Disse que defender e garantir os direitos das crianças e adolescentes é compromisso da atual gestão, principalmente o enfrentamento à violência sexual.
“A campanha visa mobilizar parceiros da rede governamental, não governamental, rede de proteção, da sociedade em geral e demais pessoas”, declarou o secretário titular da Semasf, Claudinaldo da Rocha. Ele também informou que uma equipe da Semasf estará em todos os desfiles de blocos carnavalescos distribuindo material explicativo relacionado a campanha, para que as crianças não tenham seus direitos violados.
Ainda de acordo com o secretário, havia três anos que a prefeitura não realizava esse tipo de campanha. Rocha ainda frisou ser de fundamental importância garantir os direitos de crianças e adolescentes hoje, pois desta forma também se está preservando o futuro e os direitos das próximas gerações.
Várias atividades fizeram parte da programação de lançamento da campanha, como uma apresentação de Zumba, distribuição de panfletos e orientações por parte dos agentes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), dentre outros. Os órgãos parceiros orientam as pessoas a denunciarem qualquer caso de abuso diretamente ao Conselho Tutelar, delegacias de polícia, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou ligar para o disque 100. “Proteger nossos meninos e meninas de todas as formas de violência é uma responsabilidade de todos”, enfatizou Claudinaldo Rocha.
Também participam da campanha, representantes da Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad), Ministério Público do Trabalho (MPT), Detran, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), Semtran e a professora de Zumba, Zin Greice Kelly. além da Seas e Semasf.