Prefeito anuncia criação de órgão para cuidar dos gastos públicos
O anúncio foi feito durante palestra na aula magna sobre empreendedorismo, no Instituto Federal de Rondônia (Ifro). No modelo atual cada secretaria realiza suas próprias compras de materiais e equipamentos que necessitam, o que acaba gerando custos diferentes e, consequentemente, aumento dos gastos.
O prefeito de Porto Velho, Hidon Chaves (PSDB), anunciou na noite de segunda-feira (20), a criação da Superintendência Municipal de Gastos Públicos com objetivo de unificar as compras em sua gestão e gerar economia para os cofres da prefeitura. O anúncio foi feito durante palestra na aula magna sobre empreendedorismo, no Instituto Federal de Rondônia (Ifro).
O prefeito disse que no modelo de gestão que existe atualmente, cada secretaria realiza suas próprias compras de materiais e equipamentos que necessitam, o que acaba gerando custos diferentes e, consequentemente, aumento dos gastos. "Também estamos montando um gabinete de gestão para monitorar o que estiver sendo feito, estipular metas e cobrar resultados", frisou. Ele acrescentou que a criação da superintendência já foi aprovada em primeira votação na Câmara Municipal.
Hildon também declarou que vai implantar uma cronologia de pagamentos aos fornecedores, que será acompanhada passo a passo. "Pagar em dia e respeitar essa cronologia vai evitar a corrupção e gerar economia", afirmou o prefeito. Disse, ainda, que sua maior dificuldade como gestor público é a desorganização da máquina, por isso está implementando as reformas para que possa "fazer mais com menos recursos".
O prefeito também destacou algumas ações nesses primeiros dias de sua gestão, como a limpeza do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Skate Parque, Parque Circuito e Parque da Cidade, dentre outros locais. "Estamos com 14 frentes de trabalho, seis delas limpando canais e outras fazendo tapa-buracos, limpando canteiros e pintando meio-fio", disse.
Também como parte dos ajustes de sua administração, Hildon Chaves está revendo todos os processos oriundos da gestão anterior, "que são muitos". Na visão do prefeito, a Parceria Público Privado (PPP) é a melhor solução para resolver os gargalos da infraestrutura de Porto Velho.
Depois de fazer um breve retrospecto da sua vida como estudante, empreendedor e gestor público, o prefeito procurou motivar os estudantes dos cursos de Técnico em Administração e de Gestão Pública. "Vocês devem pensar grande. Pensar pequeno ou grande dá o mesmo trabalho. Vocês não devem se limitar. O que forem fazer, façam bem feito e com amor, tenham muita cautela no trato com as pessoas e humildade, que é uma das maiores virtudes", orientou.