Desde o final do ano passado o nível do rio Madeira vem apresentando sucessivas elevações, o que pode acender o alertar de uma nova enchente.
O monitoramento realizado diariamente pela Agência Nacional de Águas (ANA), com apoio do Serviço Geológico do Brasil, mostra que do dia 25 de dezembro até ontem, 04, o nível das águas subiu quase um metro, se aproximando da cota de alerta.
Ainda ontem, no perímetro urbano de Porto Velho, o nível registrado foi de 9,26 metros, ainda longe da cota de alerta que é de 16 metros. Porém, a rapidez com que as águas vêm subindo começa a preocupar a Defesa Civil que mantém um monitoramento constante na região.
Na Ponta do Abunã, distante 240 km da capital, o nível do rio ficou em 17,08 metros, o que reforça as previsões de que, nos próximos dias, o nível do rio vai continuar subindo.
Na semana passada, o secretário de Defesa Civil de Porto Velho, Vicente Bessa falou de uma previsão pessimista para os próximos meses, ao afirmar que a prefeitura já trabalha com a possibilidade de se enfrentar outra grande enchente, como a que ocorreu em 2014.
No ano passado a prefeitura de Porto Velho juntamente com técnicos e da defesa civil e o Sistema de Defesa da Amazônia (Sipam) já previam que o período chuvoso, apesar de menos intensas devido ao fenômeno El Niño, poderiam provocar uma nova enchente este ano.