Os preparativos para a maior feira do agronegócio da região Norte já começaram. A equipe de coordenação da 5ª Rondônia Rural Show reuniu-se na sexta-feira (8) com expositores da área destinada à vitrine tecnológica, que acontecerá de 25 a 28 de maio, no parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.
Segundo o coordenador da 5ª edição, José Paulo Gonçalves, o objetivo da reunião foi distribuir os talhões e organizar a limpeza e implementação das culturas na vitrine pelas empresas.
“Apesar da feira só começar em maio, os preparativos já começaram. Essas reuniões servem para que as empresas iniciem os plantios das culturas a serem expostas”, explicou Gonçalves.
Jorge Nogueira, gerente da Matsuda em Rondônia, destacou a multiplicidade do público na feira, pois há produtores de todo os cantos do estado. “Este ano a empresa só irá participar de duas feiras no Brasil. Uma será a Coopavel, em Cascavel (PR) e a outra a Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. No ano passado o volume de negócios na feira foi superior as participações nas demais feiras no estado”, disse Nogueira.
Esse sucesso de público e comercialização é relatado pelo técnico Crescêncio Fonseca Filho, conhecido como Mineiro, que cuidou da implementação e exposição do estande da empresa Casa da Lavoura durante 4ª Rondônia Rural Show. “O nosso experimento teve reflexo positivo nas ações de vendas no pós feira. Aumentamos a nossa área de atuação na silagem em mais de 10%”, destacou Filho.
“A vitrine tecnológica tem o objetivo de levar ao produtor rural tecnologias disponíveis no mercado que sejam executáveis em sua propriedade, conseguindo aumentar a produção e renda da sua família com sustentabilidade”, apontou Evandro Padovani, secretário de Estado da Agricultura.
FEIRA
A Rondônia Rural Show é uma feira de tecnologias e oportunidade de negócios voltada ao setor agropecuário. A agricultura familiar foi o foco inicial dos organizadores, mas o evento já recebe investidores, expositores e visitantes de todas as classes sociais e econômicas, e a participação de comitivas internacionais. A cada ano a feira se fortalece, e o volume de negócios surpreende os organizadores.
Na primeira edição, em 2012, o evento contabilizou R$ 186 milhões em propostas. No ano seguinte, o montante saltou para R$ 294 milhões, em 2014 para R$ 530 milhões e em 2015 os organizadores movimentaram mais de R$ 621 milhões, em cerca de 200 estandes e mais de 350 bandeiras expositoras.