A comissão de negociação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Rondônia (SINEPE-RO) apresentou na última quarta-feira (30) a contraproposta do sindicato patronal após suas deliberações com as instituições de ensino superior privadas filiadas.
A diretoria do Sindicato dos Professores de Instituições de Ensino Superior Privadas do Estado de Rondônia (SINPRO-RO) apresentou a contraproposta do SINEPE-RO ao professores que trouxe os seguintes itens: Reajuste de 5,81%, valor esse que seria fracionado em duas parcelas, sendo a primeira no mês de abril no percentual de 2,91% e a outra no mês de setembro no percentual de 2,82% e nada mais.
Segundo a diretoria do SINPRO-RO, o sindicato patronal ressalta em sua contraproposta que o cenário econômico atual tem impacto significante na educação superior privada e diz ainda que o parcelamento é necessário devido à redução de captação de alunos que teve queda em torno de 30% (trinta por cento).
O presidente do SINPRO-RO, Professor Luizmar Neves afirma que entende o posicionamento do SINEPE-RO, porém não abre mão de assegurar aos seus professores uma justa remuneração além de condições de trabalho adequadas para o exercício da profissão, ressalta que recebeu a contraproposta em mãos e que já levou ao conhecimento da sua base, mas a categoria considerou a proposta “Inviável aos professores, por ser aquém do que esperavam”.
Ainda de acordo com Luizmar a alegação do SINEPE-RO é uma afronta à classe “Eles se basearam na redução dos lucros com FIES, então pediremos o retroativo há dez anos, quando as instituições tiveram lucros financeiros exponenciais”, finalizou.
Entre as propostas apresentas na pauta de reivindicações inicial estão:
O presidente também ressalta que caso não haja acordo e se esgotem todas as medidas de negociações irá utilizar o direito de greve, que será exercido na forma estabelecida pela LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989 que dispõe sobre o exercício do direito de greve e define as atividades essenciais.
O SINPRO-RO e o SINEPE-RO voltam à mesa de negociações no próximo dia 06 de abril às 16h na Sede do SINEPE-RO.
Assuntos relacionados:
Presidente do SINPRO fala sobre a 1ª rodada de negociação coletiva de 2016
Presidente do SINPRO fala sobre a convenção coletiva de 2016