Seis agências do INSS em RO retomam atendimento presencial nesta segunda, 14
Neste período de retorno, depois de seis meses de suspensão devido à pandemia do novo coronavírus, o acesso será limitado e os usuários devem realizar agendamento prévio no site do INSS, pelo telefone 135 ou no aplicativo "Meu INSS".
Seis das 19 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondônia retomaram nesta segunda-feira (14) os atendimentos presenciais.
Neste período de retorno, depois de seis meses de suspensão devido à pandemia do novo coronavírus, o acesso será limitado e os usuários devem realizar agendamento prévio no site do INSS, pelo telefone 135 ou no aplicativo "Meu INSS".
O gerente executivo do INSS em Rondônia, Saulo Sampaio Macedo, informou à Rede Amazônica que as seis agências abertas estão em: Porto Velho (na Avenida Campos Salles), Cacoal, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e Costa Marques.
Saulo Sampaio reforçou também que de 160 funcionários, apenas 26 trabalham exclusivamente no atendimento ao público (15% do total).
O atendimento é feito apenas por agendamento prévio para evitar aglomerações dentro e fora das agências.
Filas chegaram a ser registradas na cidade de Jaru, mas o atendimento presencial no município segue suspenso e continua apenas por meio de aplicativos de mensagens.
Os serviços que são atendidos pelo INSS são:
Cumprimento de exigência (quem está devendo algum tipo de documento);
Serviço social;
Reabilitação profissional;
Justificação administrativa; e
Justificação judicial.
A retomada da perícia médica está autorizada, porém ainda não há previsão de retorno porque ainda depende do cumprimento de uma série de exigências de segurança.
Sobre os horários de atendimento, o gerência executivo do INSS informou que está sendo feito um monitoramento durante esta semana, mas a princípio será das 8h às 13h (hora local).
O instituto optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. Antes da decisão judicial em São Paulo, a estimativa era de que mais de 600 das 1,5 mil agências do país estariam funcionando nesta segunda.
Atendimento
Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido. Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.
Se a temperatura estiver dentro da normalidade (menor que 37,5°C), o funcionário deverá orientar o segurado sobre:
A necessidade do uso de álcool em gel para higienização das mãos;
Importância de manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas; e
A obrigatoriedade o uso de máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do INSS. Se o segurado estiver usando máscara úmida, suja ou rasgada, deverá receber uma máscara descartável.
Os servidores, empregados públicos, contratados temporários, estagiários, terceirizados e colaboradores deverão usar Equipamentos de Proteção Individual para realização das suas atividades.
Se a temperatura se mantiver indicativa de febre (mais que 37,5°C), o acesso do segurado será negado e ele será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico. O funcionário deverá ainda orientar o cidadão a realizar o reagendamento do serviço pelos canais remotos.