O munícipe tem disponíveis duas opções de canais direto de comunicação com a gestão pública para participar de forma ativa da administração da capital. As demandas da população são absorvidas pela Ouvidoria Geral do Município que recebe mensalmente uma média de 45 manifestações presencialmente ou pelo WhatsApp (69 98473-1105), e cerca de 21 pedidos de informação através da plataforma “Fala BR”, na aba “Acesso à Informação”, no topo do portal da Prefeitura, sistema da Controladoria Geral da União (CGU), interligado à Ouvidoria Municipal.
Criada em janeiro de 2017, a Ouvidoria Municipal permite o diálogo entre o cidadão, usuário dos serviços públicos e a Prefeitura. É através deste canal que a administração busca entender o contribuinte, com foco na melhoria do atendimento à população onde o ouvidor atua como facilitador em prol da administração e do cidadão, fiscalizando os entes públicos e dando voz ao munícipe.
Para apresentar alguma manifestação, seja denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão, o usuário pode utilizar o sistema Fala BR. As denúncias podem ser feitas de forma anônima. Já as reclamações demandam de informações para um retorno ao reclamante. Assim que são recebidas pela Ouvidoria, as manifestações são encaminhadas para as pastas responsáveis pela demanda por meio de ofício e tem prazo de resposta ao cidadão de até 30 dias podendo ser prorrogado por mais 30 dias. Já na plataforma acesso à informação é 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 20.