15/09/2023
Exame que previne o câncer no útero é realizado gratuitamente na rede municipal de saúde
O papanicolau, como é chamado o procedimento, está disponível em todas as unidades de saúde do município durante todo o ano.
A Prefeitura de Porto Velho oferece gratuitamente o exame que previne o câncer no colo de útero. Qualquer pessoa com útero que já tenha iniciado atividade sexual deve realizar o exame periodicamente, especialmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. O papanicolau, como é chamado o procedimento, está disponível em todas as unidades de saúde do município durante todo o ano.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) oferece duas modalidades de atendimento, sendo por demanda espontânea (sem necessidade de agendamento) e com horário agendado. Ao todo, 38 unidades de saúde da zona urbana e rural realizam o procedimento. A relação completa com endereço, horários de agendamento e atendimento está disponível no site da Semusa.

A realização periódica do exame permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar.

Ana Emanuela, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher da Semusa, explica que todos os profissionais são treinados para acolher os pacientes de forma humanizada e para aplicar boa técnica na realização do procedimento.

Raimunda Rosa Rodrigues, 59 anos, é moradora da zona Sul e procurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, mais próxima de casa, para realizar o exame preventivo deste ano e garantir boas condições de saúde.

“Sou muito preocupada com as questões de saúde, da minha e de toda a família. Faço meus exames regularmente aqui nesta unidade. Sempre fui muito bem atendida pelos profissionais”, declara a paciente.

PREVENÇÃO

O exame papanicolau é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Em quase todos os casos, há uma cura para o quadro. Por isso, é importante realizar periodicamente os exames de rotina.

Além do Papanicolau, é importante tomar a vacina contra o HPV, geralmente aplicada em adolescentes de 9 a 14 anos. O imunizante é capaz de frear as infecções pelo vírus e, assim, impedir o surgimento da doença.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法