Prédio da Unir Centro.Foto: J.C Potter Os Grupos de Pesquisa em Teoria Política Contemporânea e Ética, Estética e Filosofia da Literatura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) promoverão, nos dias 13, 14 e 15 de junho, o III Seminário de Pesquisa Social – Brasil em crise: O que resta das jornadas de junho?. O evento acontecerá no auditório da Unir Centro.
A terceira edição do Seminário persiste com a proposta de atender a demanda por um amplo espaço de debate multidisciplinar sobre a crise política que ganhou novos rumos após a Copa do Mundo, as eleições de 2014, os movimentos de 2015 e 2016 peloimpeachment da Presidenta Dilma Rousseff.
O evento, que visa democratizar os conhecimentos para que todos possam ser cidadãos mais ativos, contará com três mesas de debates no turno noturno, conforme a programação abaixo. No turno vespertino, teremos mesas de comunicações compostas por discentes e egressos de cursos de graduação e pós-graduação do Núcleo de Ciências Humanas e do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UNIR.
As inscrições para prticipar do evento devem ser feitas no local, em mesa de credenciamento que funcionará de 18h30 às 19h30.
Programação:
Segunda-Feira – 13 de junho (19h – 21h)
Tema: Cultura, política e democracia: tensões e perspectivas
Palestrantes: David G. Borges (UFPI) e Vitor Cei (DLV/UNIR)
Debatedor: Heloisa H. S. Correia (DLV/UNIR)
Terça-Feira – 14 de junho (19h – 21h)
Tema: Movimentos sociais, partidos políticos e cultura democrática
Palestrantes: Arneide B. Cemin (DCS/UNIR) e Estevão R. Fernandes (DCS/UNIR)
Debatedor: Fernando Danner (DFIL/UNIR)
Quarta-feira – 15 de junho (19h – 21h)
Tema: Judiacilização da política: o poder judiciário como agente do Estado de Exceção
Palestrantes: Marcus V. X. de Oliveira (DCJ/UNIR) e Leno Danner (DFIL/UNIR)